segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Rota histórica entre Quinta das Lágrimas e Santa Clara-a-Velha


Parceria entre a Quinta das Lágrimas e o novo centro de interpretação do mosteiro vai permitir integrar os visitantes numa rota histórica singular, através de um percurso guiado pelas ruínas de Santa Clara-a-Velha.

Sete séculos depois de a Rainha Santa Isabel ter mandado construir um aqueduto entre a Quinta das Lágrimas e o Mosteiro, o complexo hoteleiro e o novo centro de interpretação do mosteiro estão a desenvolver uma parceria única na cidade de Coimbra. O objectivo é criar, brevemente, uma rota história singular que envolva os dois espaços.

No âmbito da colaboração entre as duas entidades, o Hotel Quinta das Lágrimas Relais&Châteaux vai permitir aos visitantes das ruínas do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha conhecerem a história deste monumento através da utilização de um equipamento de guias áudio (para já disponível em português em inglês, mas brevemente também em espanhol e francês).

Paralelamente, e no âmbito da exploração do espaço de cafetaria do novo centro de interpretação, a Quinta das Lágrimas está já a desenvolver, em conjunto com especialistas em história e arqueologia, um projecto para recriar produtos de doçaria conventual local.

O fluxo de visitantes entre a Quinta das Lágrimas e Santa Clara-a-Velha será também incrementado, procurando recriar uma ligação histórica que remonta ao século XIV, quando a Rainha Santa Isabel mandou erigir um aqueduto entre os dois espaços, fulcral para o abastecimento de água à comunidade monasterial.

Sem comentários: