terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Entrudo nas Aldeias do Xisto de Góis


Entrudo nas Aldeias do Xisto de Góis

Nas Aldeias do Xisto de Góis volta-se a comemorar o Entrudo de forma tradicional. Dia 21 de Fevereiro venha à Serra da Lousã e prepare-se para a diversão.

Propomos que venha brincar connosco, enaltecendo as vivências dos povos serranos.

Nas Aldeias do Xisto da serra da Lousã o Entrudo vivia-se de forma simples. Procurava-se roupa e objectos velhos, algo que ocultasse o rosto e de seguida brincava-se...
No Entrudo eram realizadas "corridas" às aldeias vizinhas, onde tudo era permitido: declamar quadras jocosas sobre os habitantes dessas aldeias, atormentar as velhas e seduzir as novas! Enfim, pregar partidas.

O percurso será feito nas aldeias de Ribeira Cimeira, Póvoa da Cerceira, Esporão, Ponte Sotão e Aigra Nova.

No final deste percurso haverá um almoço-convívio, oferecido aos participantes e visitantes, na Aldeia do Xisto de Aigra Nova. No final da refeição será feito, à boa maneira beirã, um bailarico e o jogo do pau, com o belo do presunto e bacalhau.

Este evento vai na sua 6ª edição e terá uma Oficina de Construção de máscaras em cortiça, com a companhia de um artesão local, o Sr. José Cerdiera.

Programa:
9h - Encontro na Aigra Nova. Saída para a corrida pelas Aldeias, seguindo este itinerário: Ribeira Cimeira, Póvoa da Cerdeira, Esporão, Ponte Sotão, e novamente Aigra Nova.
12h30 – Chegada a Aigra Nova. Convívio e Folia.
13h – Almoço na aldeia (grelhada, arroz de feijão, sopa serrana, broa e bebidas).
14h30 em diante – Início do Bailarico, até não aguentar mais...
A acontecer em paralelo: Atelier de construção de máscaras em cortiça e jogo do pau com o bacalhau e presunto. Neste jogo, só existirão inscrições individuais, não podendo ser feito com trabalho de equipa.

Ponto de encontro: 9h na Aldeia do Xisto Aigra Nova, concelho de Góis.

Material que os participantes devem trazer: Participantes devem trazer roupa apropriada ao entrudo tradicional, ou seja, deverão vir trajados com roupas velhas e com as mãos e rosto devidamente tapados (a Organização não se responsabiliza pelo que poderá acontecer aos participantes trajados à moda do Carnaval brasileiro), artefactos que produzam sons estridentes e muito boa disposição.

Em questão de almoço, a participação é gratuita até ao 100º inscrito, existindo prioridade aos participantes nas corridas, aos habitantes locais e descendentes.

Mais informações na página das Aldeias do Xisto

Sem comentários: