segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

09 a 28 de Abril - Festival Som e Arquitectura Rural


Som e espaço formam um importante par no nosso ambiente quotidiano: Nenhum som existe fora do espaço, e nenhum espaço é realmente silencioso. Som e espaço reforçam-se mutuamente na nossa perceção, as qualidades de um espaço afectam a forma como percebemos o som e as de um som afectam a forma como percebemos um espaço. Resumindo, espaço e som são indissociáveis na nossa experiência do que é existir no mundo.

De igual modo, existem evidências claras da importância sonora de lugares sagrados ancestrais, os quais têm sido documentados por antropólogos. Os sons foram provavelmente uma parte importante de rituais, pela forma como afectavam o corpo humano e a função cerebral. Muitos dos lugares sagrados antigos foram construídos em pedra, as quais pelas suas qualidades geológicas ou pela sua disposição no espaço, geravam efeitos acústicos particulares de reverberação ou eco, estudados nomeadamente no domínio da arqueologia acústica.

É legítimo afirmar que o caso específico dos territórios rurais coloca em evidência a profunda ligação existente entre paisagem, arquitetura e som. Por um lado, a paisagem rural é em grande medida uma paisagem antropológica e arquitetónica, transformada por uma miríade de construções utilitárias, muitas delas centenárias: moinhos de água, azenhas, canais de rega, casas de habitação, eiras, poços, lavadouros, espigueiros, minas, muros de pedra, capelas, igrejas, coretos, ruas, becos, largos, etc. Por outro lado, grande parte das construções rurais implicam uma especificidade acústica, de tal forma que é possível reconhecer a tipologia arquitetónica a partir da escuta desses lugares.

O FESTIVAL SOM E ARQUITETURA RURAL irá precisamente explorar as interações entre paisagem, arquitetura e som no contexto rural do Maciço da Gralheira, concelho de S. Pedro do Sul. O festival irá acolher projectos artísticos que irão “ativar” acusticamente diferentes tipologias de construções rurais, através da criação de instalações e esculturas sonoras e media em contexto específico, em paralelo com projetos de arquitetura experimental e de trabalho de campo antropológico que irão compreender os aspectos identitários associados aos espaços construídos, identificar tipologias e refletir sobre usos potenciais da arquitetura tradicional da região, muita dela em estado de abandono.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

17 a 21/02 - Portugal "O" Meeting 2012 @ Viseu


Estão já confirmados nesta data 1755 atletas, dos quais cerca de 1200 são estrangeiros, em representação de 340 clubes e 28 países. Pelos dados da organização, este evento será provavelmente o mais participado de sempre das 16 edições já realizadas.

Entre os inscritos salientam-se os melhores a nível mundial, sendo Thierry Georgiou, a grande referência masculina, ocupando o 1º lugar do ranking mundial do escalão de elites e Annika Billstam, no mesmo escalão feminino.

O programa do evento, terá um quadro de competições distribuído entre provas de distância longa e distância média, pontuando uma delas para o ranking mundial e ainda um sprint noturno que decorrerá no núcleo urbano de Viseu. O POM 2012, terá ainda uma Atividade de Orientação Adaptada, destinada a pessoas com deficiência intelectual e será palco da etapa inaugural da Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2012, dirigida a pessoas com mobilidade condicionada.

Um evento desta natureza está a revelar um impacto muito considerável, na economia local da região, muito particularmente ao nível dos serviços hoteleiros e de restauração e consequentemente de todo o turismo local.

PROGRAMA POM 2012

Dia 16 - quinta-feira
21h00 – 24h00 - Abertura do Secretariado

Dia 17 - sexta-feira
09h00 – Abertura do Secretariado
10h00 – Abertura Models Events
18h00 – Abertura do Solo Duro (Centro de Evento – Multiusos de Viseu)

Dia 18 - sábado
08h00 – Abertura de Secretariado na Arena (Campo de Futebol de Moselos - Campo)
11h00 – Partida - Distância Longa
18h00 – Abertura do Secretariado no Centro de Evento
19h00 – Inicio Sprit Noturno (Praça da República - Rossio)

Dia 19 - domingo
08h00 – Abertura de Secretariado na Arena (Campo de Futebol de Moselos - Campo)
10h00 – Partida - Distância Média
14h30 - Partida dos 1os Atletas Orientação Precisão (FONTELO)
15h00 – Início da Atividade Orientação Adaptada (Praça da República - Rossio)
17h30 – Cerimonia de Entrega de Prémios Sprint Noturno e Orientação Precisão (Praça da República - Rossio)

Dia 20 - segunda-feira
08h30 – Abertura de Secretariado na Arena (Srº dos Caminhos – Sátão)
10h30 – Partida dos 1os Atletas Distância Média WRE
14h30 – Cerimonia de Entrega de Prémios WRE

Dia 21 - terça-feira
08h00 – Abertura de Secretariado na Arena (Srº dos Caminhos – Sátão)
09h00 – Partida - Distância Longa
14h30 - Cerimonia de Entrega de Prémios POM 2012
18h00 – Encerramento do Centro de Evento

Mais informações em Câmara Municipal de Viseu

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

21/02 - Carnaval no Chimico @ Museu da Ciência da Universidade de Coimbra


CARNAVAL NO CHIMICO

21 DE FEVEREIRO l 10H00-18H00
No dia de Carnaval, vem com a tua família aprender matemática e conhecer jogos matemáticos. Vais aprender a jogar Xadrez, Hex, Meta e muitos outros.

MAIS INFORMAÇÕES
- preçário geral do Museu
- 10H00-18H00

22 DE FEVEREIRO | 10H00-13H00 | 14H30-17H30
Conheces o Tangram? E o Estarolas? Sabes como se move o cavalo no tabuleiro de xadrez? Qual o perímetro de um campo de futebol? E qual a área do Laboratorio Chimico? E sabes o que é um trapézio? Não é o do circo...

Este Carnaval, preparámos um dia muito especial com diversas actividades que não vais querer perder. Vem divertir-te com alguns desafios de matemática, inspira-te e faz uma máscara muito, muito original!

MAIS INFORMAÇÕES
10H00-13H00 | 14H30-17H30 (6 horas de actividades)
- 5 aos 7 anos
- 8 aos 12 anos
- 17 euros
- inscrição prévia

Mais informações em Museu da Ciência

Entrudo nas Aldeias do Xisto de Góis


Entrudo nas Aldeias do Xisto de Góis

Nas Aldeias do Xisto de Góis volta-se a comemorar o Entrudo de forma tradicional. Dia 21 de Fevereiro venha à Serra da Lousã e prepare-se para a diversão.

Propomos que venha brincar connosco, enaltecendo as vivências dos povos serranos.

Nas Aldeias do Xisto da serra da Lousã o Entrudo vivia-se de forma simples. Procurava-se roupa e objectos velhos, algo que ocultasse o rosto e de seguida brincava-se...
No Entrudo eram realizadas "corridas" às aldeias vizinhas, onde tudo era permitido: declamar quadras jocosas sobre os habitantes dessas aldeias, atormentar as velhas e seduzir as novas! Enfim, pregar partidas.

O percurso será feito nas aldeias de Ribeira Cimeira, Póvoa da Cerceira, Esporão, Ponte Sotão e Aigra Nova.

No final deste percurso haverá um almoço-convívio, oferecido aos participantes e visitantes, na Aldeia do Xisto de Aigra Nova. No final da refeição será feito, à boa maneira beirã, um bailarico e o jogo do pau, com o belo do presunto e bacalhau.

Este evento vai na sua 6ª edição e terá uma Oficina de Construção de máscaras em cortiça, com a companhia de um artesão local, o Sr. José Cerdiera.

Programa:
9h - Encontro na Aigra Nova. Saída para a corrida pelas Aldeias, seguindo este itinerário: Ribeira Cimeira, Póvoa da Cerdeira, Esporão, Ponte Sotão, e novamente Aigra Nova.
12h30 – Chegada a Aigra Nova. Convívio e Folia.
13h – Almoço na aldeia (grelhada, arroz de feijão, sopa serrana, broa e bebidas).
14h30 em diante – Início do Bailarico, até não aguentar mais...
A acontecer em paralelo: Atelier de construção de máscaras em cortiça e jogo do pau com o bacalhau e presunto. Neste jogo, só existirão inscrições individuais, não podendo ser feito com trabalho de equipa.

Ponto de encontro: 9h na Aldeia do Xisto Aigra Nova, concelho de Góis.

Material que os participantes devem trazer: Participantes devem trazer roupa apropriada ao entrudo tradicional, ou seja, deverão vir trajados com roupas velhas e com as mãos e rosto devidamente tapados (a Organização não se responsabiliza pelo que poderá acontecer aos participantes trajados à moda do Carnaval brasileiro), artefactos que produzam sons estridentes e muito boa disposição.

Em questão de almoço, a participação é gratuita até ao 100º inscrito, existindo prioridade aos participantes nas corridas, aos habitantes locais e descendentes.

Mais informações na página das Aldeias do Xisto

20 de Fevereiro | Julgamento e Morte do Galo do Entrudo, na Guarda


Na noite de 20 de Fevereiro, a partir das 21h30, as ruas da Guarda vão dar lugar à folia carnavalesca da quinta edição do espectáculo “Julgamento e Morte do Galo do Entrudo”. Tal como em edições anteriores, esperam-se milhares de pessoas para seguir o cortejo do galo entre o Jardim José de Lemos e a Praça Velha da cidade. Trata-se de um espectáculo comunitário e de expiação, baseado em tradições populares da região como a “Queima do Entrudo” e o “Julgamento, Morte e Testamento do Galo”, um Carnaval cem por cento português, onde desfilam centenas de participantes oriundos das colectividades do concelho e também actores, músicos e animadores profissionais como a companhia de animação de rua Kull D’Sac (Valladolid, Espanha) e os seus números e malabarismos com fogo ou a música animada do Grupo de Zés P’reiras, Gigantones e Cabeçudos (Braga), da Banda Sociedade Musical Estrela da beira (Seia), dos Grupos de Bombos de Lavacolhos (Fundão) e de São Vicente da Beira (Castelo Branco).
Ao desfile não faltará também o culpado por todos os males e injustiças acontecidas no ano que passou, ou seja, o galo, que na Praça Velha será punido! Ele acabará por arder na fogueira, libertando o povo de todos os males que aconteceram no ano anterior. Mas antes, porém, ele terá um julgamento “justo” e terá direito a pedir um último desejo!
Estão convocados para esta audiência especial, cujos textos têm a autoria de Daniel Rocha, a juíza (interpretada por Filipa Teixeira), o advogado de acusação, Zé Povinho, (interpretado pelo actor Valdemar Santos), o advogado de defesa, Duarte Lima-te (interpretado por João Pereira), o presidente do júri e testemunha de defesa, Ismaltino Orais (interpretado por Albino Bárbara), o justiceiro, D. Pedro (interpretado pelo actor José Neves) e haverá ainda a participação especial do clown Det Schafft. O galo terá ainda a voz de Rui Nuno.
Mas como de resto é sabido, o galo será condenado e “assado” na fogueira.
E no final da noite, à semelhança do sucedido nas últimas edições, o público será convidado para uma deliciosa e quentinha Canja de … galo!
“O Julgamento e Morte do Galo do Entrudo tem coordenação geral de Américo Rodrigues, o Galo é uma criação de Bruno Miguel, João Pires e Raquel Cardoso e a música original é do projecto guardense Micro Animal Voice.
Como já referimos anteriormente, a edição de 2012 do Julgamento e Morte do Galo do Entrudo volta a contar com a adesão das colectividades do concelho da Guarda. Participam nesta 5ª edição: Alunos do Curso de Artes da Escola Secundária da Sé; Aquilo Teatro; Associação Cultural Copituna d’Oppidana; Associação Cultural e Recreativa da Sequeira; Associação de Jogos Tradicionais da Guarda; Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Rapoula; Centro Cultural da Guarda; Clube de Montanhismo da Guarda; Gambozinos e Peobardos – Grupo de Teatro da Vela; Grupo de Cantares da Arrifana – Associação Cultural; Grupo de Cantares S. Miguel da Guarda “A Mensagem”; Grupo de Concertinas Estrelas da Serra; Rancho Folclórico de Videmonte; Raiz de Trinta – Associação Juvenil e Oficena (TMG).
O Julgamento e Morte do Galo do Entrudo é uma produção da Culturguarda EM para a Câmara Municipal da Guarda.
A iniciativa está inserida na Candidatura (CMG) Política de Cidades – Redes Urbanas para a Competitividade e Inovação (QREN) [Cidades parceiras: Guarda, Covilhã, Fundão e Castelo Branco].

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Museu Marítimo de Ílhavo terá aquário de bacalhaus


A nova ampliação do MMI, projecto da ARX Portugal, resultará numa implantação física a noroeste do actual edifício. O Aquário de Bacalhaus e as novas reservas do Museu compõem um bloco que se insere no lote da antiga Escola Preparatória, agora convertida em centro de investigação, o CIEMar-Ílhavo.
O novo edifício do MMI contempla um equipamento urbano autónomo que se relaciona com o espaço público, tanto com o existente como com o futuro, expresso no plano de expansão da cidade; um elo de ligação entre o museu e o CIEMar-Ílhavo.
Na articulação destas subunidades, o novo edifício assume-se como um núcleo centrífugo, desenvolvido em três níveis:
1) o nível -1 (cota +9.40) apresenta-se como um piso técnico, dividido em três grandes áreas funcionais: a) a quarentena/apoio científico, como suporte do aquário expositivo; b) as reservas, na perspectiva do armazenamento, da manutenção e da investigação; c) as áreas técnicas de instalações e equipamentos mecânicos.
2) no nível 0 (cota +13.40) faz-se o acesso ao edifício a partir do espaço público, através de rampas, e do CIEMar-Ílhavo, através de um tubo aéreo sobre o jardim.
Neste piso encontram-se o átrio e a recepção, aos quais se sucedem a sala polivalente, destinada a pequenas reuniões/conferências/workshops/projecções multimédia/exposições temporárias, e a sala do aquário. Esta sala organiza-se em rampa em torno do tanque e simula uma viagem que tem início no fundo do mar, passando pela superfície, até à visão aéra da massa de água. O circuito vai sendo, deste modo, pontuando por momentos disitintos de visualização do bacalhau, apelando à interacção física do visitante.
Um pequeno auditório marca uma pausa na visita.
3) ao nível 1 (cota +19.20) acede-se através de um sistema de rampas que dá continuidade ao circuito iniciado em torno do aquário. Neste percurso, o distanciamento ao plano de água é crescente, permitindo panorâmicas do conjunto. Na rampa que se estrutura como ponte sobre o tanque, uma superfície transparente no pavimento sugere a experiência de pairar sobre a água. A esse momento sucede-se a sala com o discurso expositivo sobre a biogeografia do bacalhau.
A exposição prolonga-se pela manga aérea de ligação ao Museu, a partir do qual também se pode dar início à visita, fazendo o percurso no sentido inverso.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

16 a 18 de Fevereiro | Seia Jazz & Blues Festival


Para já a principal novidade é a decisão do município em manter no calendário cultural de Seia a realização deste importante evento local, com dimensão nacional.
Embora afetado pelo período de contenção que atravessa toda a sociedade, aí está a 8ª edição do festival, que anuncia para dia 17 de Fevereiro LUISA SOBRAL e dia 18 MR. BLUES.
Pelo meio, estão previstos outros concertos e workshop’s a sair brevemente.

Luísa Sobral, saiu do anonimato em 2003 graças à sua participação no programa Ídolos, da SIC, quando tinha apenas 16 anos. Não venceu, mas ficou em terceiro lugar e garante ter aprendido a lidar com as câmaras e a cantar para públicos grandes.
Pouco tempo depois, partiu para os Estados Unidos para estudar na Berklee College of Music, onde terminou a licenciatura em 2009 e teve oportunidade de aperfeiçoar a sua técnica.
Depois de acabar o curso em Boston, Luísa Sobral foi viver para Nova Iorque, onde desenvolveu a sua identidade musical. Entre as suas influências, estão nomes como Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Chet Baker, Björk, Regina Spektor, Rui Veloso, Jorge Palma, Bernardo Sassetti, Sara Tavares, Maria João e Mário Laginha.
Entretanto, passou algum tempo a tocar em bares e em festivais. Durante a estadia nos Estados Unidos, foi nomeada nas categorias de Melhor Canção Jazz, no Malibu Music Awards, em 2008, e na de Melhor Artista Jazz no Hollywood Music Awards; e concorreu ao International Songwirting Competition, em 2007, e ao The John Lennon Songwriting Competition, em 2008.
Luísa Sobral, editou o seu álbum de estreia, "The Cherry On My Cake", a 14 de Março de 2011, e logo na primeira semana atinge o nº 3 da tabela de vendas em Portugal. 'Not There Yet' é o primeiro single a sair do disco.
http://www.luisasobral.com/_music.html

Luísa Sobral – voz; Carlos Miguel – bateria; João Salcedo – piano; João Hasselberg - contrabaixo





Dia 18 de Fevereiro, será a vez de Mr. Blues

Mr Blues é uma das bandas mais proeminentes de Portugal, em actividade desde 2005.

A linguagem musical que os Blues proporcionam e a vasta experiência dos músicos envolvidos já lhe permitiu tocar em vários Festivais Internacionais de Jazz & Blues.

O quinteto pauta-se por uma selecção criteriosa dos temas e pelo seu extenso reportório. Já foram convidados para a 1ª parte dos concertos de vários nomes internacionais consagrados.

José Santos – Voz; Pedro Nunes – Guitarra; Tó Luis – Baixo; Tozé Salomão – Guitarra; Miguel Lança – Bateria


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Dia de S. Valentim no Mercado do Quebra Costas


A propósito do dia de S. Valentim
Mercado Quebra Costas faz nova edição especial

Depois de uma edição especial de Natal muito bem sucedida, a Associação Cultural de Música e Teatro Arte à Parte vai realizar mais um Mercado Quebra Costas (MQC) em espaço interior, que vai decorrer já no próximo sábado, dia 11 de Fevereiro, entre as 11.00 e as 20.00 horas.
Idêntica em espírito e em filosofia às edições de exterior do MQC, a edição de Natal é a segunda a realizar-se em espaço interior, a pensar no conforto dos seus visitantes e dos criadores presentes, permitindo adquirir uma vasta gama de artigos que vão da roupa em segunda mão a joalharia, a preço mais económico, especialmente a pensar no Dia dos Namorados que se comemora a 14 de Fevereiro.
No que se refere à vertente comercial, a edição de Natal do MQC vai registar a presença de uma dezena e meia de criadores de diferentes pontos do país com trabalhos tão distintos como a bijutaria, trabalhos em tecido, artigos de cerâmica, entre outros.
Paralelamente, o evento contará também, ao longo de todo o dia, com música ambiente e um serviço de cafetaria variado, contribuindo para o ambiente familiar que caracteriza a Sala Arte à Parte. Oportunidade privilegiada para conhecer duas novas valências da Sala, designadamente a livraria “Ler Miudinho”, dedicada especialmente a literatura infantil e a fanzinoteca UzineFanzine, recentemente inaugurada.

SALA ARTE À PARTE
A Sala Arte à Parte (SAAP), situada na Rua Fernandes Tomás, ao Arco da Almedina, encontra-se aberta ao público desde 2010 sob a responsabilidade e organização da Associação Cultural de Música e Teatro - Arte à Parte, num imóvel adaptado para o efeito.
Instalada numa antiga loja de tapetes em pleno Centro Histórico da Cidade de Coimbra, a SAAP tem vindo a prestar um variado leque de serviços de cultura, formação e lazer aos seus utentes: está preparada para a realização de actuações ao vivo de carácter diverso, incluindo concertos e DJ sets, receber exposições e instalações de vídeo, workshops e sessões literárias, para além de disponibilizar serviço de cafetaria e acesso gratuito à internet. Por este equipamento cultural já passaram cerca de uma centena eventos e nomes de referência do panorama musical contemporâneo tais como José Valente, Vitor Rua, Noiserv, Peter Broderick, The Mahones e Powerdove, apenas para referir alguns.
A Sala Arte à Parte integra também uma livraria infantil e a recém inaugurada fanzinoteca UzineFanzine, cujos catálogos em constante crescimento presenteiam aos visitantes da sala uma diversificada oferta cultural.
No mesmo edifício, que serve de sede à Associação Arte à Parte, existe também de um espaço, situado no primeiro andar, onde são leccionadas aulas de Expressão Corporal (para crianças) e Yoga Ayurvédico. Esse espaço funciona simultaneamente como residência para colectivos artísticos que escolhem a Associação, ou como local de ensaio, ou para desenvolver os seus projectos em vários domínios das artes, para além de zona de trabalho para os serviços administrativos da colectividade.
A Associação Arte à Parte tem, de igual modo, acolhido inúmeros projectos culturais, como a peça Starview, em colaboração com a Associação Camaleão; o terceiro Curso de Introdução ao Pensamento Crítico Contemporâneo; sessões de cinema do Festival “Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra”, organizado pelo Jazz ao Centro Clube; workshops de Formação de Formadores Science 4You; oficinas de conto em parceria com Instituto Português da Juventude e sessões literárias promovidas pela editora Alma Azul, entre muitos outros.


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Vídeo Promocional do Hotel Casa da Ínsua

Assista aqui ao vídeo promocional em versão bilingue do Hotel Casa da Ínsua que pode ser visto a bordo dos voos da TAP!


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

De 4 a 18 de Fevereiro | S. Valentim no Furadouro Boutique Hotel Beach e Spa


O Furadouro Boutique Hotel Beach e SPA preparou para si um programa recheado de sugestões para tornar esta data única.

SUGESTÃO 1

Alojamento de uma noite em quarto duplo vista terra com pequeno almoço buffet (opção de pequeno almoço continental no quarto, sem taxa de serviço)
-Tratamento VIP no quarto, espumante com morangos e delícias de chocolate
- Roupão e chinelos no quarto
- Abertura de cama
- Internet / WiFi gratuita
- Acesso gratuito ao Furadouro SPA (piscina, sauna, banho turco e ginásio)
Preço - 45€/pessoa

SUGESTÃO 2

Alojamento de uma noite em quarto duplo vista terra com pequeno almoço buffet (opção de pequeno almoço continental no quarto sem taxa de serviço)
- Bebida de boas vindas (Kir Royal) no bar Saal
- Roupão e chinelos no quarto
- Abertura de cama
- Internet / WiFi gratuita
- Acesso gratuito ao Furadouro SPA (piscina, sauna, banho turco e ginásio)
- Jantar romântico com menu especial de S.Valentim no restaurante Cardo (ver ementa)
Preço - 60€/pessoa

SUGESTÃO 3

Alojamento de uma noite em quarto vista terra com pequeno almoço buffet (opção de pequeno almoço continental no quarto, sem taxa de serviço)

- Roupão e chinelos no quarto
- Abertura de cama
- Acesso gratuito ao Furadouro SPA (piscina, sauna, banho turco e ginásio)
- Ritual de balneoterapia no Furadouro SPA. Sensorial e relaxante banho de hidromassagem para dois, com óleos essenciais e pétalas de rosas, acompanhado de um flute de espumante, morangos e delícias de chocolate. Relaxamento em camas aquecidas na sala de cromoterapia com um chá de S. Valentim.
- Jantar romântico com menu especial de S. Valentim no restaurante Cardo (ver ementa)
Preço - 75€/pessoa

SUGESTÃO 4
Jantar Romântico no Restaurante "Cardo" ementa Especial S.Valentim (ver ementa)
Preço - 19,5€/pessoa


Observações:
Suplemento quarto vista mar: 10€/pessoa
Opção de banho no quarto com:óleos essenciais, pétalas de rosas e velas,
no Quarto: 25€ (apenas para sugestão 1 e 2)
Ementa Especial Jantar Romântico disponível aqui

Preocupamo-nos com os detalhes...

Pois queremos proporcionar-lhe uma data inesquecível...

Para saber mais sobre estes e outros serviços disponiveis por favor entre em contacto com os nossos colaboradores através: telf: 256 590 090, E-mail: reservas@furadourohotel.com

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Madonna actua a 24 de Junho no Estádio Cidade de Coimbra


Está confirmado. Madonna vai mesmo atuar no Estádio Cidade de Coimbra, tal como a C noticiou em primeira mão no dia 9 de novembro. Fonte da autarquia de Coimbra confirmou à C a realização do espetáculo, no dia 24 de junho.
Depois de George Michael, Rolling Stones e U2, o recinto desportivo volta assim a receber um grande concerto. Tal como aconteceu com o conjunto de Bono Vox, é de esperar que a cantora americana leve a Coimbra milhares de pessoas de todo o país.
Neste caso, Coimbra contou com a concorrência do Porto e do Estádio do Dragão, que já irá ser palco do espetáculo dos Coldplay. No entanto, as experiências bem sucedidas na cidade dos estudantes terão sido preponderantes para a escolha do local.
Para já, não há muitos pormenores sobre o espetáculo, que será produzido pela Ritmos e Blues, a mesma empresa que trouxe a Coimbra os U2.
O concerto insere-se na Madonna European Tour que, além de Coimbra, deverá ainda passar por Zagreb, na Croácia, Milão, na Itália, Zurique, na Suíça, Barcelona, em Espanha, e Berlim e Hamburgo, na Alemanha, durante o mês de junho.
Recorde-se que, já aquando da passagem dos U2 por Coimbra, a cidade manifestou vontade de receber outros dos nomes maiores da música mundial, com a rainha da pop à cabeça. “Gostava de ter a Madonna em Coimbra”, afirmou, na altura, o vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Luís Providência, ao Diário As Beiras.
Por outro lado, a própria cantora já havia anunciado, em setembro deste ano, à Antena 3, o regresso a Portugal.
Esta será a quarta passagem da artista em Portugal. A primeira ocorreu em 2004, com dois concertos no Pavilhão Atlântico. No ano seguinte, Madonna atuou na entrega dos Prémios Europeus da MTV, também em Lisboa. O regresso à capital deu-se com a atuação no Parque da Bela Vista, em 2008.
A cantora Madonna lançou esta sexta-feira o seu mais recente videoclip, intitulado “Gimme All Your Luvin”, o primeiro single do novo disco “MDNA”, que deverá apresentar em Coimbra.
Amanhã, a artista vai atuar no intervalo do “Bridgestone Super Bowl”, em que irá apresentar “Give Me All Your Luvin”.
Fonte: CNotícias

Jantar de S. Valentim na Pousada Convento de Belmonte

Pousada Convento de Belmonte

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

14 de Fevereiro | Estrangeirados visitam Portugal na Casa da Escrita, Coimbra


14 de Fevereiro | 17H00
Local: Casa da Escrita

ESTRANGEIRADOS VISITAM PORTUGAL
Amadeu Lopes Sabino, Manuel Paiva, José Morais e Jorge de Oliveira e Sousa

Três portugueses e um belga de origem portuguesa, nascidos nos anos 40 do século XX e cujos caminhos se cruzam em Bruxelas, combinaram reencontrar-se na terra de ninguém entre a memória e o esquecimento, os tempos e os espaços em que o futuro foi uma realidade: o Estado Novo e a guerra colonial que todos recusaram, escolhendo a experiência amarga e enriquecedora do exílio; a oposição à ditadura, vivida por cada um de diferentes modos e com diferentes expectativas; as miragens da revolução e da democracia e, encerrado o ciclo do império, o regresso de Portugal ao rectângulo europeu. Em torno da integração política na Europa e das turbulências do início do terceiro milénio reacendem-se os debates do passado revisitado. O diálogo aguça e lima arestas, contradições, interrogações. Chegou a hora de cada um se dedicar a cultivar o seu jardim? Será a Utopia ainda possível ou mais do que nunca nefasta? Quem vence a partida: o descobridor de novos mundos ou o Velho do Restelo?
http://casadaescrita.cm-coimbra.pt/

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Programa de Dia dos Namorados – Hotel Barra


O programa inclui:

Noite em quarto duplo standard
Jantar no Hotel
Petalas de Rosa na cama
Miminho no quarto
Pequeno almoço buffet
Late check out (até às 14h)

Preço por pessoa: 42.50€

Hotel Barra

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

18 de Fevereiro a 11 de Março | Amendoeira em Flor em Figueira de Castelo Rodrigo


O concelho de Figueira de Castelo Rodrigo prepara-se para receber mais uma festa da amendoeira em flor, sob o lema onde a primavera acontece mais cedo! Nesta região de Riba-Coa os campos vão ganhar nova vida muito em breve, com a floração das amendoeiras. O espectáculo está garantido, com o horizonte a irromper-nos cheio de cor, apelando a todos para visitarem a Festa da Amendoeira em Flor.

Mais uma vez o Município de Figueira de Castelo Rodrigo quer associar-se a esta festa da Natureza e, para isso, preparou um vasto cartaz para receber os milhares de forasteiros que aqui, nesta altura do ano, se deslocam. Deste modo, de 18 de fevereiro a 11 de março, valerá a pena visitar Figueira de Castelo Rodrigo, um concelho que se demarca pela hospitalidade das suas gentes.

No decorrer da Festa da Amendoeira em Flor 2012, serão muitas as actividades para oferecer, desde culturais e desportivas, artesanato ao vivo, bem como o “Mercado da Amendoeira em Flor”, uma iniciativa que pretende facultar, uma vez mais, a oportunidade aos produtores do concelho para promoverem, valorizarem e escoarem os seus produtos endógenos e onde os visitantes vão ter a oportunidade de encontrar locais de venda e exposição de produtos como os enchidos, o azeite, os queijos, os vinhos, o pão e a doçaria variada feita com amêndoas.

A animação também vai estar bem presente nos dias em que decorre o evento, nomeadamente através da actuação de grupos musicais, ranchos folclóricos, grupos de concertinas e de bombos, fanfarras, stand up comedy e tuna académica da guarda “Copituna d’Oppidana”

Do ponto de vista da animação desportiva, haverá ainda lugar ao I Passeio BTT, ao X Raid TT Povos de Baixo, bem como à já tradicional caminhada e ao Passeio de Cicloturismo.

Locais a descobrir e visitar

Figueira de Castelo Rodrigo, para além do imenso património ambiental com que a natureza nos presenteou, tem também um legado arquitetónico que merece uma visita. Castelo Rodrigo, pelo seu grande valor histórico e pela sua localização a impor-se na paisagem, é hoje considerada uma das mais belas Aldeias Históricas de Portugal. Um pouco mais ao lado poderá subir ao alto da Serra da Marofa, a 977 metros de altitude, e apreciar a vista sobre o imenso horizonte que se estende mesmo à sua frente. Ali mesmo, pode ainda visitar a capela de N.ª Senhora de Fátima e a estátua do Cristo Rei, colocada em 1956. As capelas evocativas dos mistérios do Rosário e a Cripta subterrânea são também pontos de paragem obrigatória numa visita ao Alto da Serra da Marofa.

Barca d’Alva, aldeia ribeirinha deste concelho, inserida no Parque Natural do Douro Internacional, é hoje um ponto de paragem obrigatória para os milhares de turistas que anualmente sobem o rio Douro. As longas escarpas que denunciam a descida até Barca d’Alva são portadoras de uma singular beleza e obrigam a uma paragem no miradouro natural do Alto da Sapinha. Aqui se vislumbra a união de dois rios, o Águeda e o Douro, e dois países, Portugal e Espanha.

O Alto da Sapinha é um dos miradouros naturais mais belos do Concelho, fica na estrada que liga Escalhão a Barca D’Alva, daqui temos a deslumbrante vista dos terrenos escarpados repletos de olivais. Mas é no início da Primavera que adquirem maior beleza, com a floração das Amendoeiras. É daqui que também se pode vislumbrar uma sumptuosa panorâmica do Vale do Douro e da foz do Rio Águeda.

O majestoso Convento Santa Maria de Aguiar tem características de estilo românico e gótico. Neste templo venera-se a imagem de Nossa Senhora da Guia, Padroeira do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. É uma bela imagem de roca, com uma expressão doce e serena. De salientar ainda a presença de uma imagem de Santa Catarina feita em jade ou pedra ançã do Século XVI. Em Portugal são raras as esculturas semelhantes a esta.

Por esta altura da floração da amendoeira, também os designados “Povos de Baixo” – constituídos pelas localidades de Freixeda do Torrão, Vale de Afonsinho, Quintã de Pêro Martins e Penha de Águia –, presenteiam os visitantes com um imenso e deslumbrante manto colorido, oferecido pela floração dos muitos amendoais que estas terras possuem. Uma rota a descobrir neste período da Festa da Amendoeira em Flor.

Na Reserva Natural da Faia Brava, os técnicos da Associação Transumância e Natureza acompanham os visitantes à descoberta de bosques, de garranos e aves de rapina. Durante esta visita podem ainda percorrer locais marcantes, com paisagens magníficas de escarpas, veredas, lameiros e linhas de água. Sobre as fragas do rio Côa existe ainda a oportunidade de observar aves emblemáticas, como o grifo ou a águia-real. Com alguma sorte poderá também descobrir algumas aves ameaçadas, como a águia-de-bonelli, o abutre-do-egipto e a tímida cegonha-preta.

Venha daí...
Sinta e descubra FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO!
ONDE A PRIMAVERA ACONTECE MAIS CEDO!