terça-feira, 8 de junho de 2010

VISTACURTA – Festival de Curtas de Viseu em Julho


As facilidades tecnológicas de produção audiovisual abrem caminho à premonição de Jean Cocteau: O cinema só se convertirá em arte quando os seus materiais forem tão baratos como um lápiz e uma folha de papel. Também as possibilidades actuais de partilha e interacção com o público abrem uma janela universal de difusão da criação audiovisual.

VISTACURTA – Festival de Curtas de Viseu parte do conjunto de potencialidades virtuais, levando a transferir o conceito da sala convencional de cinema para a Internet, aumentando as possibilidades de visionamento e reflexão crítica das obras, sem fronteiras físicas ou linguísticas. VISTACURTA será, ao mesmo tempo, criação e reflexo tecnológico da época, sem esquecer a projecção em grande escala dos premiados, em Julho, no centro da cidade de Viseu.

Todas as ficções, documentários, animações, filmes experimentais, formatos de baixa resolução e filmes de escolas, produzidos no distrito de Viseu ou vinculados à região por outros motivos - história, tema, percurso do autor, entre outros, ficarão em exibição numa plataforma a criar para o efeito, permitindo ao espectador ver o filme, rever, sair da sessão, conhecer outro trabalho, parar a imagem, sugerir aos amigos…

A Projecto Património/EMPÓRIO e o Cine Clube de Viseu convidam à participação de todas as escolas, associações e pessoas com trabalhos audiovisuais, em diferentes formas e géneros artísticos, a inscreverem as suas obras no VISTACURTA.

Sem comentários: