terça-feira, 3 de novembro de 2009

06/11 - Conferência "O Lazer e o Turismo Ciclável" na Universidade de Aveiro

O peso do turismo ciclável atinge cerca de 2,8 biliões de viagens/ano e representa um valor de cerca de 54 biliões de euros/ano

As autarquias da Murtosa, Ovar e Estarreja e a Universidade de Aveiro (UA) vão promover, na próxima sexta-feira, a Conferência “O Lazer e o Turismo Ciclável em Portugal”, que se irá realizar no Auditório da Reitoria da UA.
Este evento desenvolve-se no âmbito do Projecto “Cicloria”, iniciativa aprovada recentemente pelo POVT - Eixo IX - Acções Inovadoras para o Desenvolvimento Urbano - Acessibilidade e Mobilidade Urbana, e visa promover a reflexão sobre as políticas de desenvolvimento e promoção da mobilidade ciclável ligada ao turismo e lazer em Portugal.
A iniciativa decorre num momento em que o Parlamento Europeu dedica uma crescente atenção ao tema do Turismo e Lazer Ciclável - The European Cycle Route Network Eurovelo - Challenges and Opportunities for Sustainable Tourism (Parlamento Europeu, 2009). A organização da conferência convidou o professor Les Lumsdon, um dos autores do estudo, para apresentar as conclusões e deixar alguns desafios para a definição de políticas públicas em Portugal.
O conceito de turismo ciclável tem vindo a desenvolver-se de uma forma organizada e
sistemática em vários países, designadamente Austrália, Nova Zelândia, Suíça, Reino Unido e Espanha, com impactos significativos do ponto de vista económico, social e ambiental. Trata-se de uma actividade que mobiliza visitantes/turistas que se deslocam de bicicleta, em férias ou em lazer, planeada de forma independente ou fazendo parte de viagens organizadas e que pode incluir o uso de outros serviços de transporte e um tipo de alojamento formal ou informal.
Um estudo recente da União Europeia sobre o impacto económico do turismo ciclável a
nível europeu, apresentado recentemente em Bruxelas, conclui que o peso do turismo ciclável atinge, actualmente, cerca de 2,8 biliões de viagens/ano, 26 milhões de viagens de turismo e representa um valor de cerca de 54 biliões de euros/ano. O mesmo estudo estima que o valor da Rede Europeia de Ciclovias - EuroVelo – (constituída por cerca de 12 eixos transcontinentais e totalizando 66.000 quilómetros, 75% já construídos - consultar http://www.ecf.com/3188_1) – atinja já cerca de 12.5 milhões de viajantes, com um impacto económico de cerca de 4.4 biliões de euros.
Importa, ainda, sublinhar que a EuroVelo foi pensada com o objectivo de criar uma rede de ciclovias de elevada qualidade, ligando todos os países europeus, podendo ser fruída por utilizadores de grandes distâncias ou por utilizadores diários.
Para fazer parte desta rede, é fundamental que as redes cicláveis sejam seguras e contínuas; o ambiente rural envolvente seja agradável e amigável do utilizador de bicicleta; exista uma clara e precisa sinalização; alojamento de qualidade e hospitalidade nas rotas cicláveis, e serviços de apoio e adequada informação.
Recentemente, o Governo português aprovou o Projecto Cicloria, um investimento de um milhão de euros numa iniciativa promovida pelas autarquias da Murtosa, Ovar e Estarreja e pela Universidade de Aveiro, e desenvolvido no âmbito de uma candidatura ao POVT - Eixo IX - Acções Inovadoras para o Desenvolvimento Urbano - Acessibilidade e Mobilidade Urbana, e que visa a criação das condições de promoção e desenvolvimento da mobilidade ciclável, com motivação de lazer e turismo na região da Ria de Aveiro.

Fonte: Diário de Aveiro

Sem comentários: