sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Descubra Sta. Clara-a-Velha


O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, mandado construir pela Rainha Santa Isabel, foi recuperado e está de portas abertas. O complexo museológico ajuda a compreender a sua importância.

Coimbra e a região podem agora contar com mais um sítio onde a história faz história e onde também há espaço para outras histórias acontecerem.
As relações do mosteiro com a cidade, a luta permanente com o Mondego e a sua teimosia em invadir aquele espaço e em dificultar o quotidiano das freiras clarissas, até à sua mudança definitiva para a colina da Esperança, no Séc. XVII, são algumas das questões abordadas na visita que se propõe ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, reaberto ao público a 18 de Abril último.

Numa área de 28.000 metros quadrados, cruzam-se a Contemporaneidade e a Idade Média, que dialogam numa relação dinâmica, sustentada pela Exposição de Sítio - Freiras e Donas de Santa Clara: arqueologia da clausura, pelos documentários, Mosteiro de Santa Clara de Coimbra - Vida e Morte, Memorial à Água. Intervenções Contemporâneas, pela modelação virtual - Viagem no tempo ao Mosteiro.

Fonte: Turismo de Coimbra

Sem comentários: