quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

19/02 - Grupo Pestana abre maior Pousada de Portugal

A abertura da pousada do Grupo Pestana no edifício do antigo hospital de Viseu ocorre hoje com a realização de "uma grande festa, em parceria com a rádio RFM" e que conta ainda com o Diário de Viseu, como parceiro local.

A festa contará com a actuação do grupo musical FingerTips, à qual se segue a animação de "DJ's" da RFM.Um acontecimento que é aguardado com expectativa, quer pelos viseenses, quer pelo Grupo Pestana. A forma como foi recuperado o edifício promete atrair os fãs da arquitectura. O projecto, da responsabilidade de Gonçalo Byrne, aposta na beleza histórica do edifício.

A Pousada de Viseu é, também, o primeiro exemplo a nascer daquilo que o grupo pretende para o futuro. A obra está muito na linha da estratégia do Grupo Pestana que passa pela construção de pousadas em edifícios antigos, históricos, em cidades como a de Viseu e com uma maior dimensão, de forma a que haja uma maior oferta nos serviços e na sua qualidade.

O edifício da nova pousada situa-se na Rua do Hospital, precisamente onde funcionou o Hospital de São Teotónio, entre 1842 e 1997, ano da inauguração da nova e actual, estrutura hospitalar. Depois de ter sido visitado por vários grupos económicos ligados à saúde, o edifício do antigo hospital acabou por ser cedido, durante 30 anos, pela Santa Casa da Misericórdia de Viseu, ao Grupo Pestana, em 2005, numa altura em que já estava desactivado há sete anos.

O majestoso edifício tem, no cimo, três estátuas, com o nome de Fé, Esperança e Caridade.Reza a história que, em 1799, D. Maria I obrigou todos os concelhos da antiga comarca de Viseu a pagarem um real de contribuição em favor das obras do hospital. A primeira pedra deste hospital foi lançada pelo bispo D. Francisco Moreira Pereira de Azevedo, em 29 de Março de 1793.

Sem comentários: