quinta-feira, 5 de julho de 2007

05 - 15/07 - No Centro da Cultura

Aveiro

05 a 08/07
Teatro Aveirense
II Festival Voz de Mulher
O II FESTIVAL VOZ DE MULHER terá lugar nos dias 5, 6, 7 e 8 de Julho, no Teatro Aveirense. Este Festival trata-se duma co-produção entre o grupo feminino Segue-me à Capela e o Teatro Aveirense, sendo que o projecto que deu forma ao Festival é da autoria do grupo Segue-me à Capela. Tem como principais objectivos promover o papel da Mulher na música, centrado na Voz, criando momentos específicos de apresentação e desenvolvimento artísticos. O Festival pretende reunir Cantoras que usam a Voz como forma principal da sua expressão artística. Mulheres que tenham desenvolvido investigação e ou experimentação em torno da Voz, não só como fonte sonora do canto e da palavra, mas também como instrumento capaz de criar uma linguagem musical e artística própria. O Festival reúne um conjunto diverso de actividades: Espectáculos, Workshops, Colóquios e uma Feira de Discos, visando atrair novos públicos, formar públicos profissionais e estudantis e incentivar novas abordagens no panorama musical português. O programa integra três espectáculos na Sala Principal: Fátima Miranda, com “Diapasion”, dia 5 de Julho, Amélia Cuni, dia 7 de Julho, em duo com Werner Duran, apresenta-nos um espectáculo intitulado “Old Trends And NewTraditions In Indo-European Music”, às 21H30. A fechar este mesmo dia (7), Anna Kaisa Liedes e Kristiina Ilmonen, às 23H00. Na Sala Estúdio, realizar-se-ão Workshops e Colóquios, orientados para um público profissional e estudantes da área do canto. O Festival promove o desenvolvimento de investigação e experimentação para o público profissional e a participação de todos os públicos na celebração da Voz Feminina.
Clique aqui para aceder ao programa integral deste evento.

13/07, sexta-feira
Teatro Aveirense, às 21:30
SEP7EMLara Pereira
Este projecto surge no espírito de criar uma nova forma de apreciar e viver a dança contemporânea em Portugal e, localmente, na região de Aveiro. A passagem por Londres pela coreógrafa e bailarina Aveirense Lara Pereira veio dar corpo a este desígnio que propôe manifestar todo e qualquer tipo de arte através dos movimentos contemporâneos da dança. Mais do que um mero projecto de dança, o LPmovimento pretende marcar a cultura aveirense com espectáculos multi-artísticos que unem trabalhos de diversos autores, comunicando-os através da dança e movimento contemporâneos. SEPTEM, tal como o título indica, figurará em torno da ligação humana ao número sete: 7 Bailarinas, 7 Mulheres e 7 Vidas unidas por um elemento comum - as 7 Artes - Dança; Literatura; Música; Arquitectura; Cinema; Escultura e Pintura aliado às novas tendências artísticas (oitava arte): Moda e Design.
Até 31/07
Teatro Aveirense
Exposição de Escultura de Miguel Branco
Miguel Branco apresenta nesta exposição uma série de esculturas de reduzidas dimensões. A escala das peças surge como um importante dispositivo de "redução" das múltiplas formas que evoca, vindas de universos tão díspares como a História da Arte, o cinema, a ficção científica ou o objecto industrial. Os materiais utilizados conferem-lhes uma particular insignificância e enfatizam o seu carácter híbrido e metamórfico.

Coimbra
05 a 07/07
Teatro Académico Gil Vicente, às 21:30
O senhor Ibrahim e as Flores do Corão
de Eric-Emmanuel Schmitt
A estreia de «O Sr. Ibrahim e as Flores do Corão», de Eric Emmanuel-Schmitt, em encenação de João Maria André, decorre de uma política de programação teatral iniciada no Teatro Académico de Gil Vicente em Março de 2006, com a assinatura de um protocolo de colaboração com as companhias e cursos de teatro de Coimbra. Esta política de programação tem como objectivo apoiar a criação local, oferecendo condições para a experimentação dramatúrgica e fortalecendo o espaço público das artes cénicas. No âmbito deste projecto, que tem a designação genérica «Estreias-TAGV», foram já apresentadas 14 produções originais, num total de 40 sessões de espectáculo. Além do apoio concedido através de meios técnicos e humanos, o TAGV recomenda um conjunto seleccionado de novas produções para circulação na rede de teatros municipais. Ao combinar produção própria e programação, o TAGV afirma uma identidade institucional específica e desempenha melhor a sua missão universitária.
«O Sr. Ibrahim e as Flores do Corão» é uma co-produção de Margarida Mendes Silva e do TAGV, e dá continuidade à colaboração iniciada em 2005 com «60 Minutos com Brecht». A peça de Eric Emmanuel-Schmitt surge integrada num ciclo de programação interdisciplinar, do qual fazem parte uma instalação, uma mostra de cinema documental, uma tertúlia, uma leitura e um atelier pedagógico. Com este conjunto de iniciativas pretende-se construir um contexto de conhecimento e de reflexão alargado sobre a problemática tratada na peça, dirigindo-as a diversos públicos. Também sob este ponto de vista, «O Sr. Ibrahim e as Flores do Corão» se constitui como uma realização exemplar dos princípios de programação do TAGV. Trata-se de aliar a qualidade artística dos projectos à relevância política e existencial dos temas representados, fazendo do espaço do Teatro um espaço público de conhecimento, de aprendizagem e de comunicação.
O ressurgimento de conflitos étnicos e religiosos e, em particular, o estado de guerra permanente entre israelitas e palestinianos constituem referentes indirectos da peça. Uma clivagem ideológica e teológica continua a separar, de resto, as próprias comunidades. O conflito histórico entre judeus ortodoxos e moderados ou o recente conflito armado entre a Fatah e o Hamas mostram-nos diariamente a persistência da violência política, apesar dos reiterados acordos de paz e dos planos de devolução dos territórios ocupados. A institucionalização da humilhação, por um lado, e a lógica da retaliação, por outro, parecem tornar impossível ultrapassar as disputas territoriais e reparar as injustiças, fazendo as comunidades e os indivíduos reféns da crença exacerbada na sua própria identidade e dos líderes capazes de manipular essa crença. É sobre este contexto concreto da actualidade e sobre a dimensão opressora daquilo que define a identidade dos indivíduos e das sociedades que este ciclo de programação nos permite reflectir. Manuel Portela

09 a 13/07
Teatro Académico Gil Vicente

Doc TAGV - Ciclo De Ambos os Lados
Por intermédio de diferentes olhares sobre o conflito no Médio Oriente, estes seis filmes documentais dão-nos vivências e testemunhos dos protagonistas directos, numa selecção criteriosa que reúne realizadores israelistas e árabes – Yoav Shamir, Rachid Mashawari, Azza El-Hassan e Avi Mograbi. Jornalistas e cineastas mostram-nos a dificuldade em filmar o conflito de modo a que a ordem das representações não fique prisioneira do próprio conflito.

Programa
09/07, segunda-feira
- Detail (Israel, 2004, 8`) de Avi Mograbi
- Checkpoint (Israel, 2003, 80’) de Yoav Shamir

10/07, terça-feira
- En direct de Palestine (França, 2001, 57’) de Rachid Mashawari
- News Time (França/Palestina, 2001, 59’) de Azza El-Hassan

11/07, quarta-feira
- Happy Birthday, Mr. Mograbi (Israel, 1999, 77`) de Avi Mograbi
- Avenge But One of My Two Eyes (Israel/França 2005, 104`) de Avi Mograbi
Figueira da Foz
08/07, domingo
Maria Bethânia
"Dentro do mar tem rio"
Maria Bethânia dispensa apresentações. Com uma carreira de 42 anos e com mais de 40 álbuns editados, continua a encantar tudo e todos. Vem apresentar o seu novo espectáculo “Dentro do Mar Tem Rio”, inspirado nos seus dois últimos álbuns, “Mar de Sophia” e “Pirata”. Apesar de lançados separadamente, estes dois trabalhos complementam-se. No primeiro, Bethânia parte da poesia de Sophia de Mello Breyner para cantar o mar e os seus símbolos. No segundo, percorre o interior do Brasil, viajando pelo universo folclórico e afectivo das águas.Tendo como pano de fundo os mares e os rios, Bethânia dá vazão às suas memórias e paixões, construindo uma narrativa pontuada pela coerência e simbologia, que nos chega através de músicas verdadeiramente sentidas.

13/07, sexta-feira
Centro de Artes e Espectáculos, às 22:00

No ano em que completa 30 anos, a Companhia Nacional de Bailado apresenta o Programa Primavera, composto por quatro coreografias num programa único: “The Vertiginous Thrill of Exactitude”, de William Forsythe, inspirado no último andamento da Sinfonia nº 9 de Franz Schubert; “Dualidade”, de Gagik Ismailian, que trata da confrontação e emancipação de dois sexos; “Passo Contínuo”, de Mauro Bigonzetti, que se baseia nas vivências profissionais, artísticas e da vida em geral; e “Treze Gestos de um Corpo”, de Olga Roriz, uma peça sobre o reflexo de uma pessoa em frente de dois espelhos paralelos que formam uma multiplicação de imagens até ao infinito.

Guarda
08/07, domingo

TMG

I Festival Internacional de Guitarra

06/07, sexta-feira
Lucio Nuñez [Argentina] - Guitarra Clássica

Lucio Nuñez não é apenas um virtuoso da guitarra. É um dos raros guitarristas do panorama musical contemporâneo, com uma enorme capacidade de transmitir emoção em todos os seus concertos. Lúcio Nuñez nasceu em 1938 na província argentina de Tucumán. Começou os seus estudos musicais ainda jovem, seguindo o percurso do pai, Genarpo, e posteriormente do catalão Ricardo Artigas. Em 1967, uma primeira bolsa de estudos permitiu-lhe efectuar uma digressão pelas diversas cidades do Uruguai. Mais tarde aperfeiçoou os seus estudos com o compositor argentino Angel Lasala. Como pedagogo, é responsável pelo ensino profissional de guitarra na “Escola Provincial Superior de Criação de música” do Uruguai.

07/07, sábado [Espanha] - Paco Javier Jimeno - Guitarra Flamenca
Paco Javier Jimeno é um dos pilares fundamentais da úlima geração de guitarristas flamencos espanhóis. A sua fama é internacional. Participa em numerosos festivais de flamenco e foi já distinguido com numerosos prémios na arte das seis cordas, como o prémio internacional de guitarra no 5º Festival Internacional da Guitarra Flamenca, de Nimes (França), o Prémio da Bienal de Sevilha, o Prémio Borbon Minero do “35º Festival del Cante de las Minas” e o prémio Manolo Huelva do “Concurso Nacional de Arte Flamenco, de Córdoba”.

Castelo Branco
Cine-Teatro Avenida
06/07, sexta-feira
Desfile de Moda Japonesa
Arte do Papel no Japão
Esta iniciativa coincide ainda com a inauguração da exposição “Trajes Japoneses”.
Idanha-a-Nova
09/07, segunda-feira
Centro Cultural Raiano, às 21:30
Teatro “Pax Romana”
Este espectáculo conta com encenação de Nuno Pino Custódio, música de Fernando Mota e interpretação de Alexandre Barata, Pedro Diogo e Sérgio Fernandes.

Sem comentários: