quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Até 30/09 - Exposição "Espaços e Vida" de Gonçalo Byrne no Museu Nacional Machado de Castro


As cidades são estruturas sedimentares e de longa duração, traduzindo duplicidade de fenómenos como o da resistência à transformação ou o da necessidade de regeneração cuja origem, sendo praticamente a mesma, reside na preservação da sua identidade física e cultural.

Estes fenómenos afectam sistematicamente a vida da cidade contemporânea, na medida pela qual são a asserção de sintomas que se prendem à sua própria vulnerabilidade.

A vulnerabilidade, sendo um dos aspectos mais expostos na condição actual das cidades, acaba também por funcionar como agente potencial de regeneração e a arquitectura faz parte activa desse processo.

A arquitectura pode nesse sentido representar o sedimento, a vontade de integrar esse processo mais dilatado no tempo.

Essa condição sublinha não a sua auto-referencialidade mas o sistema de relações entre objectos, que se traduz no espaço de relação, nos vazios onde se exerce cidadania e onde a cidade atinge o seu real significado.

A cidade é um fenómeno dinâmico e por isso vivo, representando um palco de complexas interacções onde a arquitectura actua como agente transformador dos espaços.

Os projectos apresentados procuram ilustrar a capacidade dinâmica e regeneradora que contraria a visão estática do tempo e da urbanidade, arriscando aceitar temporalidade em vez de tempo e por isso actuar de forma discreta na lenta transformação da cidade ou, num sentido mais vasto, do território.

E por isso julga-se que o contributo que estes projectos podem, poderão ou poderiam, ter é o da capacidade de interferência, da construção de presenças estruturantes, interagindo nas “Paisagens” e, sobretudo, nelas participar, injectando vitalidade e provocando reacções.

Essas reacções não são contudo previsíveis, mas isso é umas das condições da obra de arquitectura contemporânea: permitir abertura à sua própria interpretação

Gonçalo Byrne

Fonte: Museu Nacional Machado de Castro

Sem comentários: