terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Bairrada Gourmet

Bairrada Gourmet - Cantanhede

GOURMET PARA MAIS TARDE RECORDAR

A Associação da Rota da Bairrada e a Enodestinos, organizaram em parceira com a Escola de Hotelaria de Coimbra o primeiro “ Bairrada Gourmet “ no Marialva Park Hotel em Cantanhede, no passado dia 28 de Novembro.

Um jantar com a assinatura dos chefs Luís Pinto e Jorge Fernandes, juntou num casamento perfeito os melhores vinhos brancos e espumantes da Bairrada, com uma ementa repleta de “ surpresa de sabores “ , fez desta noite Gourmet um momento para mais tarde recordar.

Uma centena de pessoas aceitou o desafio, “ degustando “ as várias “ iguarias “ com que foram presenteados os “ convivas “, numa noite em que o humor e boa disposição também foram “ servidos “ pelos actores António Morais e Ana Amaro da Companhia Experimental de Teatro de Aveiro.

Antes de se iniciar o “ repasto “, José Miguel Menezes da Comissão Vitivinicola da Bairrada, deu uma breve explicação sobre os vinhos brancos e espumantes que estavam à disposição para serem “ degustados “ pelos convidados, representando oito produtores da Bairrada ( Aliança, Campolargo, Casa do Canto, Caves Solar de São Domingos , Caves Primavera, Luís Pato, Quinta do Encontro e Quinta do Ortigão )

Os futuros profissionais de hotelaria da Escola de Coimbra, começaram por servir junto ao bar um Finger Food ( pequenos appetiseres servidos individulamente ) com sete variedades. Logo de seguida brindaram os convidados com uma entrada de foie-gras com chuntney de manga, tomate e redução de balsâmico; lascas de bacalhau em mousse de marmelada e salada de baldroegas.
O prato de peixe escolhido foi um cherne em lombinhos, com crosta de azeitona, sobre legumes de caldeirada, e um risoto de coentros. Simplesmente divinal.

Como corta sabores a escolha recaiu num sorbet de limão com hortelã aquática.

Após um breve intervalo, para troca de ideias sobre os vinhos já degustados, seguiu-se o prato de carne servido com a mesma “ disciplina “ , um magret de pato sobre pêra aromatizada de canela e migas de queijo fresco, que casou na perfeição com os espumantes bruto.

Antes da sobremesa, foi servido um tala ti, parfait de frutos vermelhos, para finalmente os mais “ gulosos “ se deliciarem com um mil-folhas caramelizado, com espuma de coco com framboesas e coullis de chocolate e hortelã ribeirinha.

Para terminar o “ festim “, a última surpresa, café recheado com bombom, acompanhado de um medronho, que deu o toque final de cor e aroma, lembrando a aguardente que antigamente se produzia na Bairrada e noutras regiões deste pais, com este fruto.

Um “ gourmet “ que juntou o vinho e as pessoas, na Bairrada do futuro.


Fonte e mais informações em Câmara Municipal dea Anadia

Sem comentários: