segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

01/02 a 20/02 - Workshops Eco-Arq @ Aldeia do Xisto da Cerdeira

Workshops ECO-ARQ iniciam-se em Fevereiro

Em Fevereiro iniciam-se os workshops no âmbito do projecto Eco-Arq. O primeiro workshop será nas Aldeias do Xisto de Góis, de 1 a 20 de Fevereiro. O workshop da Lousã será na Aldeia da Cerdeira, entre os dias 1 e 20 de Abril. Dá-se assim início à fase prática deste projecto internacional que pretende promover a reabilitação sustentável do património rural.

Numa primeira fase, os workshops centram-se numa abordagem mais teórica e representativa da intervenção, envolvendo ensaios no que diz respeito à arte de trabalhar a madeira e a pedra. Serão envolvidos artesãos tradicionais, técnicos das câmaras e trabalhadores de empresas de construção especializadas, havendo ainda momentos de abertura e partilha com as comunidades locais. Estas intervenções serão complementadas, numa segunda fase, em contexto exclusivamente de execução de obra.

Refira-se que, em Góis, estes workshops contribuem para a recuperação de edifícios ao longo de um percurso que envolve várias tradições antigas naquelas Aldeias do Xisto.
Já na Lousã, as intervenções na Cerdeira centram-se num único edifício que deverá funcionar como um centro de acolhimento social.

Saiba mais no Blog Património do Xisto.

Sem comentários: