quarta-feira, 22 de setembro de 2010

24 a 29 de Setembro - Feira de S. Miguel (Feira das Nozes)


As Festas do Concelho de Penela, com a ancestral Feira de S. Miguel (Feira das Nozes) e a contemporânea FAGRIP – Feira Agrícola, Comercial e Industrial, decorrem de 24 a 29 de Setembro próximos, constituem um momento único de afirmação da vitalidade social, económica e cultural do território de Penela…e das suas gentes!

Este ano a autarquia continua a aposta na inovação das Festas de S. Miguel, tornando-as mais atractivas e mais dinâmicas, tendo como novidade o associar a realização da 5ª edição da Feira dos Produtos Endógenos e Gastronomia, como forma de preservação das tradições locais e de promoção do orgulho penelense nas suas tradições, na sua gastronomia, na sua riqueza etnográfica e na sua identidade cultural.

A Feira das Nozes [que terá lugar dia 25 de Setembro], criada por D. Duarte no ano de 1434, depressa se tornou numa feira de referência no território e foi ganhando espaço em actividades económicas, até unir com a actual e já mencionada FAGRIP, cuja primeira edição data de 1993. Afirma-se cada vez mais como um evento de capital importância no âmbito da dinamização socioeconómica da Região Centro.

Os visitantes desta feira, que se afirma como um elemento de sedimentação das sociabilidades regionais e simultaneamente factor de desenvolvimento do potencial económico da região, poderão ficar a conhecer não só os recursos naturais, culturais e económicos da região, como também desfrutar dos sabores do Sicó e do Pinhal Interior Norte, tais como o cabrito, o Azeite do Sicó, a aguardente de medronho, o vinho Terras de Sicó, o queijo DOP Rabaçal, o Mel DOP Serra da Lousã, a Broa Cumieira, o Chícharo - uma leguminosa de sequeiro e, obviamente, das tradicionais cebolas e da omnipresente noz. Deste modo, intenta-se dar continuidade a toda uma estratégia de apoio ao turismo local e ao bioturismo. Este evento representa, deste modo, uma oportunidade única para todos os agentes económicos promoverem a sua imagem, marcas e produtos, realizarem negócios e, consequentemente, contribuírem para o desenvolvimento da região do Sicó e do Pinhal.

Sem comentários: