segunda-feira, 30 de março de 2009

24/05 - Inauguração do Caminho do Xisto de Álvaro

No dia 24 de Maio é inaugurado o Caminho do Xisto de Álvaro, no concelho de Oleiros. Pelo seu vale deslumbrante, o Zêzere e a paisagem envolvente, descubra mais este percurso de encantos.

Álvaro é uma das Aldeias do Xisto em que o casario é maioritariamente rebocado e pintado, evidenciando que a aldeia já foi uma mui nobre “villa” e sede de concelho, um estatuto herdado da sua história por onde passaram visigodos, romanos e que foi uma importante base para a Ordem de Malta.

Esta freguesia é também marcada pela existência de Caminhos de Santiago e pelo seu espólio religioso de excepção. O Vale do Zêzere deslumbra pela sua imponente paisagem e é o rio que surpreende pelo seu profundo traçado sinuoso que resulta de um processo de meandrização.

A descoberta de recantos paradisíacos no fundo dos profundos barrancos é aqui garantida, não fosse este um dos geossítios do Geopark Naturtejo classificado pela UNESCO. Este é um dos mais belos vales fluviais portugueses. Toda a região envolvente reveste-se de interesse ecológico.

Pelas encostas íngremes circundantes, são evidentes as monoculturas de pinheiro bravo, valendo a pena seguir sem destino uma miríade de caminhos rurais.

Fonte:
Aldeias do Xisto

Sem comentários: