segunda-feira, 29 de setembro de 2008

29/09 - Judeus de Belmonte entram hoje no ano 5679

Os judeus portugueses celebram hoje o Ano Novo, que chega quando for avistada a primeira estrela no céu, altura em que a comunidade estará reunida a rezar e a comer maçãs molhadas em mel, como manda a tradição.

O calendário judaico é lunar e o Ano Novo celebra-se na primeira Lua Nova do Outono. Os judeus vão entrar no ano 5679 ao princípio da noite de hoje, iniciando um programa de celebração do ano novo que se prolongará até ao 23º dia do mês Tishrei (22 de Outubro), quando se cumpre o Simchat Torá, conhecida como a Festa das Cabanas.

Na manhã do primeiro dia do novo ano, assume especial destaque a cerimónia do toque do Shofar, um instrumento de sopro feito a partir do cifre de carneiro.

Por tradição, quando escutam este som, os judeus devem abandonar a sua rotina e proceder a uma análise dos actos que praticaram durante o ano passado.

Ao fim da tarde deste primeiro dia do ano, cumpre-se o Tashlich, uma cerimónia realizada num local onde existam peixes, durante a qual os judeus atiram migalhas de pão para a água, simbolizando os seus pecados.

No décimo dia do novo ano, cumpre-se o Yom Kippur (Dia do Perdão), caracterizado pelo jejum, oração e penitência, que encerra o período inicial do ano em que os judeus buscam o perdão de Deus e dos homens.

Em Portugal existem actualmente apenas três comunidades judaicas organizadas, instaladas em Belmonte, Lisboa e Porto, apesar dos judeus estarem espalhados por todo o país.

Sem comentários: