terça-feira, 24 de junho de 2008

30/08 a 07/09 - Grande Rota das Aldeias Históricas Gary Fisher 2008


A empresa portuguesa A2Z Adventures vai levar a cabo um grande evento de BTT (bicicleta de montanha) designado "Grande Rota das Aldeias Históricas Gary Fisher 2008". Esta grande rota terá lugar entre os dias 30 de Agosto e 7 de Setembro.Esta é uma das maiores aventuras em BTT que se pode fazer em Portugal.
São cerca de 535 km de mountain biking puro e duro, pedalando entre dez Aldeias Históricas de Portugal. O próprio Gary Fisher, um dos criadores do mountain biking actual, fez a Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal em 2007 e considerou esta viagem uma experiência inesquecível.
A edição 2008, apoiada pela empresa Bicimax/Gary Fisher, tem agora preços muito especiais:290 euros (inclui Guias, transferes de bagagem, locais de acampamento ou pernoita e documentação e track GPS, lembranças Gary Fisher).Suplementos:alojamentos em hoteis 3 estrelas (8) - 350 euros.jantares (8) - 90 euros.camisola de ciclismo Grande Rota das Aldeias Históricas Gary Fisher - 30 euros.
Compra pacote global (730 euros) - oferta de jersey
Será ainda sorteada, entre todos os participantes, uma bicicleta Gary Fisher Hardtail Génesis no valor de 880€.
As inscrições são limitadas a 50 participantes.

Mais informações e inscrições


Dia 1
- Encontro no aeroporto de Lisboa
- Transfer para Castelo Novo, uma das Aldeias Históricas de Portugal, situada no sopé da bela serra da Gardunha. Das encostas graníticas desta serra correm as famosas águas da Fonte do Alardo.Em Castelo Novo pode visitar o castelo, o antigo lagar comunitário e um museu com diversos vestígios arqueológicos.Apresentação do programa e pequena volta de BTT
- Estadia - Hotel no Fundão

Dia 2
Castelo Novo- Idanha a Velha-Monsanto (62km)
Neste primeiro dia de pedalada "a sério", ligaremos Castelo Novo a Idanha-a-Velha e, posteriormente, a Monsanto. Trata-se de uma etapa bastante plana, sem grande dificuldade, marcada pela presença constante do xisto e do granito. Excepção para a brutal calçada romana que temos de subir mesmo antes de Monsanto. Em Idanha-a-Velha, povoação de origem romana, não deve perder o impressionante lagar de varas, para a produção de azeite, e as ruínas romanas.
Estadia - Hotel em Monsanto

Dia 3
Monsanto-Sortelha (67km)
Hoje ligaremos mais duas belas Aldeias Históricas - Monsanto e Sortelha. Monsanto, outrora considerada a "Aldeia mais portuguesa de Portugal", situa-se bem no topo de uma formação granítica impressionante, oferecendo vistas espectaculares.Esta aldeia distingue-se pelas suas estreitas ruas e ainda por um imponente castelo no ponto mais alto da formação rochosa.Sortelha também tem muito para ver - o castelo, o belo pelourinho e a igreja matriz, entre outros pontos de interesse.Em termos de percurso, a ligação entre estas aldeias é relativamente fácil, sem grandes subidas. Parte do percurso é dentro da Reserva Natural da Serra da Malcata.
Estadia - Hotel em Sabugal

Dia 4
Sortelha-Castelo Mendo-Almeida (90km)
A etapa de hoje caracteriza-se pela diversidade de pisos - pedra solta, calçadas romanas, cursos de água. Algumas subidas mais "puxadas" fazem parte desta etapa de ligação entre Sortelha e Almeida. Mesmo antes de Almeida teremos que cruzar o rio Côa, pedalando sobre uma ponte romana.O forte em formato de estrela marca a paisagem de Almeida, constituíndo um dos maiores expoentes da arquitectura militar abaluartada em Portugal.
Estadia - Hotel em Almeida

Dia 5
Almeida-Castelo Rodrigo-Marialva (72km)
Hoje vamos pedalar no Parque Natural do Douro Internacional. A ligação entre Almeida e a bonita aldeia de Castelo Rodrigo é fácil, sem grandes declives. Por vezes, estaremos em pleno caminho de peregrinação para Santiago de Compostela.Castelo Rodrigo teve, em tempos, uma grande importância na defesa do território nacional contra os ataques das tropas castelhanas.A ligação entre Castelo Rodrigo e Marialva inicia-se com uma bela descida até ao rio Côa... seguida por algumas subidas mais acentuadas. As ruínas do castelo de Marialva merecem uma visita.
Estadia - Hotel em Mêda

Dia 6
Marialva-Linhares da Beira (65km)
O destino do dia de hoje é Linhares da Beira, a capital do parapente em Portugal, situada dentro do Parque Natural da Serra da Estrela.Terra fria e ventosa, de gente simples e hospitaleira, Linhares da Beira tem um castelo imponente que deve ser visitado.O percurso apresenta algumas secções com muita pedra e calçadas.
Estadia - Hotel em Celorico da Beira

Dia 7
Linhares da Beira-Piodão (77km)
Esta é uma etapa muito dura, com subidas e descidas acentuadas, devido ao enquadramento geográfico do Piodão, entre as serras do Açor, da Lousã e da Estrela. O piso de xisto solto cobre os estradões onde pedalamos, tornando a etapa ainda mais complicada.Mas o destino final, Piodão, vale a pena o esforço dispendido - as suas casas em xisto, envolvidas na paisagem circundante, são de uma beleza invulgar.

Estadia - Hotel em Piodão


Dia 8

Piodão-Castelo Novo (88km)

A etapa de regresso a Castelo Novo é bastante exigente fisicamente, dada a altimetria com variações acentuadas, a distância elevada e também porque o piso tem muita pedra. Em resumo, mais um dia de puro BTT!

Estadia - Hotel no Fundão


Dia 9

Transfer matinal para Lisboa.

Sem comentários: