terça-feira, 14 de fevereiro de 2006

Fev 20 a 26 - O Centro da Cultura

Aveiro
23/02 - Quinta Feira

Teatro Aveirense, às 16:00 e às 21:30
Os sonhos de Einstein pelo Teatro da Trindade

É simultaneamente uma peça de teatro e um musical que retrata aos sonhos do jovem Albert Einstein, infeliz no casamento e no emprego, que se deixa inebriar pelo canto encantatório da bela Josette. Ela veio do futuro e somente Einstein detém a chave do enigma do espaço e do tempo.
Imagem retirada do site: www.teatrotrindade.inatel.pt


Teatro Aveirense, às 21:30
Concerto comemorativo do Programa “Cinco minutos de jazz” com Lisbon Swingers

O programa de rádio “Cinco minutos de jazz” teve a sua estreia no dia 21 de Fevereiro de 1966, na Rádio Renascença, pela mão do radialista João Martins. Este programa continua ainda hoje na RDP Antena 1, de segunda a sexta, às 18:50, 22:50 e 01:50. Teve um papel decisivo, ao nível da divulgação do jazz em Portugal.
O concerto ficará a cargo dos Lisbon Swingers, uma big band que interpreta, sobretudo, os grandes clássicos americanos do swing. Na direcção, estará Claus Nymark, um famoso trombonista, maestro e arranjador que lecciona na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal.

24/02 - Sexta Feira
Teatro Aveirense, às 23:30
Dança fora d’horas

O Bar do Teatro irá acolher o encontro entre bailarinos, criadores e profissionais de dança contemporânea e os espectadores.

LIVE – Um espectáculo de improvisação
Amélia Bentes, performer diplomada pelo European Dance Development Center (Holanda), é bailarina da Companhia Clara Andermatt desde 1991.
Martins Claro fará o acompanhamento na guitarra.

Castelo Branco
22/02 - Quarta Feira
Cine-Teatro Avenida
Exposição de Pintura alusiva a Hans Christian Andersen

Cine-Teatro Avenida, às 21:30
“Perdida nos Apalaches” pelo Teatro das Beiras

José Sanchis Sinisterra, um dos mais consagrados dramaturgos espanhóis da actualidade, conta-nos em “ Perdida nos Apalaches”, as aventuras de um Segundo Vice-secretário de um Clube de Divulgação Cultural com pretensões a Presidente, utilizando para tal, todo o tipo de argumentos mesmo que eticamente duvidosos. A acção decorre no palco do Salão de Festas de uma Colectividade numa pequena cidade de província, mas ao mesmo tempo nos Montes Apalaches ou num hotel em Praga... e tudo isto durante a apresentação de uma conferência científica sobre a “relatividade do tempo e espaço”, proferida pela Doutora Dorothy Greñuela vinda expressamente dos Estados Unidos. O público é convidado a observar o desempenho de três personagens perdidos, retratando de forma sarcástica a debilidade dos “sistemas” num mundo em mudança.
Imagem e texto retirados do site: www.teatrodasbeiras.pt

24/04 - Sexta Feira
Instituto Politécnico

Coimbra
22/02 - Quarta Feira

Teatro Académico Gil Vicente, às 22:00
Cine-concerto “Aurora”

Projecção do filme com apresentação da composição sonora original composta por Luís Pedro Madeira (Belle Chase Hotel) e interpretada ao vivo pela orquestra Láudano (Coimbra).Partindo do convite lançado pelo Teatro Viritato e Cine Clube de Viseu, o músico e compositor Luís Pedro Madeira apresenta um trabalho dedicado à obra de Murnau, fruto da sua experiência profissional com alguns dos projectos mais interessantes dos anos 90 em Portugal, como os Belle Chase Hotel, Wray Gunn, ou bandas sonoras para cinema nos Azembla’s Quartet, nos filmes “Respirar debaixo de água” e “Esquece tudo o que te disse”.

23/02 - Quinta Feira
Café Teatro Gil Vicente, às 18:00
“Escrileituras” - Hélia Correia lê Antígona de Sófocles (tradução de Maria Helena da Rocha Pereira

A série escrileituras, que tem lugar no Café-Teatro ao longo de 2006, centra-se na misteriosa mecânica da escrita e da leitura. Um/a escritor/a é convidado/a a ler um texto de outro/a escritor/a. Ler em voz alta e ler em voz baixa.
Como é que o/a leitor/a se enreda na teia dos signos? Como é possível ler de novo determinado texto? Quais os pontos de entrada e de saída? Avesso e alegoria da escrita, a leitura abre-se ao jogo infinito dos significantes.
Fonte (Teatro Académico Gil Vicente): http://dupond.ci.uc.pt/tagv/index.asp


Cabanas de Viriato
22/2 - Quarta Feira
Associação de Carnaval de Cabanas de Viriato
Feira Anual e Carnaval da Criança com grupos de Bombos Zés Pereiras e Ranchos Folclóricos

Covilhã
24/02 - Sexta Feira

Auditório do Teatro das Beiras
“Oeste Solitário” de Martin McDonagh pelo Teatro das Beiras
(em cena até 11.03)

Após a morte do pai, os irmãos Valene e Coleman, disputam o espaço da casa herdada. Os desentendimentos constantes entre eles, obrigam à intervenção do padre Welsh, pároco da pequena vila. A jovem Girleen, com a sua presença, participa involuntariamente na instabilidade emocional e afectiva no quotidiano destes personagens onde germinam valores de irracionalidade e violência duma actualidade perturbadora.
Imagem e texto retirados do site: http://www.teatrodasbeiras.pt/

Teatro-Cine
“Coçar onde é preciso” de José Pedro Gomes

José Pedro Gomes está de regresso aos palcos, com uma peça da sua autoria, que apresenta as várias facetas do "portuga". Sozinho em palco, o actor convida o espectador a reflectir, sempre com muito humor, sobre a velhice, os mirones e outros pequenos - ou grandes - tiques dos portugueses.
Os temas abordados são bem conhecidos do dia-a-dia e são apresentados em forma de perguntas para as quais se tentam encontrar respostas. Será um hábito dizer "bom dia" quando se entra num elevador? E se alguém nos abre a porta, responde-se sempre com um "obrigado"? Quantas malas se levam para as férias? E o sexo? É mesmo importante?
Imagem e texto retirados do site: www.lazer.publico.clix.pt

26/02 - Domingo
Edifício Arte e Cultura
Exposição de Pintura e Poesia de Artur Oliveira e Ricardo Oliveira

Guarda
22/02 - Quarta Feira
Auditório do Paço da Cultura
Projecto “Jovens Criadores” – Performance de Vídeo e Música

24/02 - Sexta Feira
Teatro Municipal da Guarda
“Cabelo branco é saudade” – Fado
(Grande Auditório)

“Por detrás do Fado de sucesso e negócio esconder-se-ão outros? Sendo, como é, uma forma musical estritamente dependente dos intérpretes, quantos deles atravessaram os seus desertos, alimentando o circuito discreto das velhas Casas, só esporadicamente saindo para os Palcos e aí revelando a raridade das suas escolas, algumas já quase impossíveis de identificar?! Aonde foram Camané ou Ricardo Ribeiro (para falar de duas absolutas excepções ao jovem Fado-cançonetismo) buscar as estranhas técnicas que são as suas, e as suas incorruptíveis atitude e diferença? Até há poucos anos, Argentina Santos era uma mestra recôndita no seu restaurante, Celeste Rodrigues vivia na sombra da sua contingência, Alcindo de Carvalho era um segredo muito bem guardado. Agora que o sistema os vai homenageando, é chegada a altura de juntar alguns deles e revelá-los na “madurez insigne do seu conhecimento”. […] Ricardo Pais
Fonte: www.tmg.com.pt

26/02 - Domingo
Galeria do Paço da Cultura
Exposição “Varandas da Cidade da Guarda”
(último dia)

Seia
24/02 - Sexta Feira
Cine-Teatro Jardim, às 22:00
“Seia Jazz & Blues/2006” (até 04.03)

Concerto de Maria João e Mário Laginha
A Câmara Municipal de Seia organiza a segunda edição do Festival “Seia Jazz & Blues/2006” em parceria com escolas, bares, grupos musicais e a Casa Municipal da Cultura. Maria João e Mário Laginha, nomes incontornáveis do panorama jazzístico português, abrem o festival. No dia 25, actuará o sexteto francês de Henri Texier. Seguem-se os portugueses B Flat Blues Band, a 3 de Março e, por último, os espanhóis Naco Goni & Stevie Zee, a 4 de Março.
As escolas do concelho não foram esquecidas no âmbito do festival, pelo que se prevê também a organização de uma oficina subordinada ao tema “O Jazz trocado por miúdos”. Outra iniciativa intitulada “Palavra de Jazz” permitirá o diálogo entre os profissionais do jazz e o público.
José Duarte é o convidado especial do festival.
Decorrerão ainda workshops instrumentais dedicados à guitarra, ao baixo e à bateria, sob a orientação de Steve Zee, Flaco Barral e Chico Cardoso, respectivamente.
Imagem retirada do site: www.opiniao.sapo.pt

25/02 - Sábado
Cine-Teatro Jardim, às 22:00
“Seia Jazz & Blues/2006” (até 04.03)
Concerto de Henri Texier - "Strada" Sextet (França)

Viseu
24/02 - Sexta Feira
Teatro Viriato, às 21:30
“Noite de Reis” pela Companhia Paulo Ribeiro

Confusão, caos, troca de identidade, intriga, amor, luxúria, embriaguês, comportamento desenfreado, artimanha, demência, sedução e lascívia são conjurados por Leonor Keil na sua interpretação a solo que dá vida à galeria dos personagens cómicos de uma noite de reis de Shakespeare.
Fonte: www.lisboacultural.pt

Vila Nova de Paiva
21/02 - Terça Feira
Auditório Carlos Paredes, às 14:30
“Em Portugal vi eu já” de Gil Vicente pelo Teatro das Beiras

“Em Portugal vi eu já…” é o primeiro verso da obra “Triunfo do Inverno”, escrita no ano 1529 por Gil Vicente e por ele mesmo recitada. Tendo este verso como mote, este espectáculo é organizado a partir de excertos do Auto da Festa, Juiz da Beira, Velho da Horta, Barca do Purgatório, Triunfo do Inverno, Floresta de Enganos e Breve Sumário da História de Deus. Um desfile de vinte e cinco personagens “recitando” o imaginário vicentino o seu mundo de criação literária e cénica, entre farsas, moralidades, fantasias alegóricas ou éclogas pastoris. Um universo preenchido por personagens tipo dum “mundo às avessas” arrancados de uma espécie de estado de ordem e harmonia das instituições onde o Homem qual anjo ou diabo é responsável pelo caos instalado.
Fonte: www.teatrodasbeiras.pt

Sem comentários: