quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

11/11 a 31/12 - Exposição de azulejos "Epopeia dos Descobrimentos" na Galeria Municipal de Águeda

A Câmara Municipal de Águeda apresentou a "Epopeia dos Descobrimentos", uma exposição de azulejos da autoria do Arq. Rocha Carneiro, no dia 11 de Novembro.

A Galeria Municipal acolhe uma exposição de 10 painéis em azulejos e mais de quarenta peças em faiança, tendo como temática a Epopeia dos Descobrimentos Portugueses, da autoria do Arquitecto Aguedense, António Filomeno da Rocha Carneiro.

Nestes 10 painéis em azulejo poderemos ver retratados os principais impulsionadores dos Descobrimentos Portugueses (Infante D. Henrique, D. João I, D. Duarte, D. Afonso V, D. João II, D. Manuel I), assim como os principais feitos realizados (a descoberta do Brasil, as rotas e viagens realizadas, a caravela). Nesta exposição figuram também peças em faiança (pratos, travessas, terrinas, ânforas, talhas e bengaleiros), que podemos admirar e que exaltam, também, os Descobrimentos Portugueses. Todas estas obras foram pintadas à mão, pelo pintor Jorge Guerra, na Fábrica do Outeiro.

A exposição abriu as suas portas no dia 11 de Novembro, Domingo, pelas 15:00h e estará patente ao público, até ao dia 31 de Dezembro, nos dias úteis das 9:00h às 18:00h.

Esta exposição é uma iniciativa do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Águeda, que pretende dar a conhecer a vida e obra do Arq. Rocha Carneiro, ao mesmo tempo que recorda a Epopeia dos Descobrimentos, proeza ímpar da nossa história.

1 comentário:

Anónimo disse...

olá boa tarde.

seria possivel indicar-me se foi editado algum catálogo referente a esta exposição?

muito obrigado.

cumprimentos