terça-feira, 28 de fevereiro de 2006

Hotel Montebelo Viseu: 5 estrelas, renovado e ampliado

O Hotel Montebelo Viseu, unidade agora reclassificada para 5 estrelas, foi completamente renovado e ampliado.
A modernização do Hotel incluiu o aumento para 172 quartos, com uma penthouse de mais de 500 m2, com spa privativo. As áreas de congressos foram igualmente expandidas podendo agora receber, nas suas múltiplas salas, eventos de grande dimensão.
Atractivos adicionais são as novas piscinas exteriores, os jardins, a esplanada panorâmica e o renovado Clube de Saúde com piscina climatizada, jacuzzi, saunas e ginásio.
O Restaurante Viriato, no coração do hotel, tem agora acrescida capacidade para dar resposta às inúmeras solicitações de serviços e menus temáticos.
Novos espaços flexíveis, mais parqueamento, aumento da garagem e outras facilidades são comodidades agora disponíveis.
Mantendo a tradição de bem receber e o esmerado serviço que o caracteriza, o Hotel Montebelo tem agora ambientes de renovado conforto e funcionalidade para receber o turismo de lazer, de negócios e grandes eventos.
Para aceder à newsletter Visabeira Turismo em Revista: http://www.visabeiraturismo.pt/

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006

Fev 25 - Jantar de Carnaval - Hotel Montemuro


"Jantar de Carnaval com Talentos Escondidos"

Uma proposta diferente: venha jantar connosco, em espírito de Carnaval, mostre os seus talentos escondidos e em troca temos algo para lhe oferecer …

Jantar Buffet
Sopa de Feijão Branco com Hortaliça
* * *
Picanha do Brasil
Costeletinha de Porco Grelhadas acompanhadas com arroz d’ Avó - espigos de couve e salpicão
feijão com Orelha e Couve Galega
batata frita caseira
saladas
enchidos
* * *
Buffet de Sobremesas
* * *
Vinhos Seleccionados do Hotel, Água Mineral, Refrigerantes
* * *
Café e Digestivo
Preço por Pessoa: €18,50 (inclui IVA à taxa legal em vigor)
Condições Especiais crianças:
- Uma criança até aos 8 anos - oferta
- A partir da segunda criança pagam 50% do preço por pessoa, até aos 12.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2006

Festival de Chocolate no Muralha da Sé




O Restaurante Muralha da Sé, em Viseu, iniciou ontem a 3ª Edição do Festival de Chocolate, que irá decorrer até ao dia 12 de Março.
Este festival será caracterizado pela decoração do restaurante com o tema chocolate, sendo de destacar, a colocação no centro da sala de uma mesa decorada com uma “Bola de Futebol” feita em chocolate branco e negro, em virtude de este ano se realizar o Mundial de Futebol, estando a Nossa Selecção entre as equipas participantes e favoritas.
O Muralha da Sé vai utilizar dois dos melhores chocolates a nível internacional (Callebaut e Cacao Barry), bem como apostar no design nas apresentações das iguarias de chocolate.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2006

Fev 25 - Golfe Montebelo - Torneio de Carnaval

Tem lugar no próximo sábado o GOLFE MONTEBELO - Torneio de Carnaval - modalidade Medal com abono - 18 buracos. Prémios 1º , 2º e 3º Homens, 1º e 2º Senhoras e 1º Juniores. Preço 35,00€ ( almoço e bar de campo incluído). Informações 232 856 474

Carnaval no The Day After






O Carnaval no The Day After em Viseu, é um dos pontos altos da programação anual da discoteca. Este ano as 4 pistas de dança vão ser palco da animação com a Escola de Samba "Os Morenos" e na pista de dança do Afterbeat vamos ter um set do Dj Nuno Bessa. The Day After infoline 962 015 238

11° Congresso do SNET

Realiza-se do próximo dia 31 de Março a 3 de Abril, o 11° Congresso do SNET (Syndicat National des Entreprises de Tourisme), associação de sector que agrupa os maiores e mais importantes operadores de viagens em autocarro de França, subordinado ao tema “11éme Printemps de l’Autocar”.
O Congresso reunirá entre 80 a 100 participantes e tem lugar no Porto e Norte de Portugal – Cidade do Porto e Região do Douro – com uma “Post Convention Tour” a Coimbra. Contará com o apoio da TAP Portugal e das Agências Regionais de Promoção Turística do Porto e Norte e Centro de Portugal.

Informações Úteis
Data Limite de Inscrição no Workshop: 15 de Março

31 de Março, Sexta-feira
Local: Sheraton Porto Hotel & Spa, Rua Tenente Valadim, 146 - Porto
Salas: Discovery e Gemini
Horário: 16h00 às 18h00

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2006

Fev 27 a Mar 05 - O Centro da Cultura

Coimbra
28/02 – Terça Feira
Café Teatro Gil Vicente
Exposição de Pintura de Rute de Magalhães
(último dia)


Cabanas de Viriato
27/02 – Segunda Feira

Associação de Carnaval de Cabanas de Viriato
“Dança dos cus” (até 28.02)


Seia
28/02 – Terça Feira

Galerias
Exposição “O Espírito dos lugares – Cenários para um Património Imaterial”

O acervo fotográfico do Museu da Guarda, nomeadamente os registos feitos por António Correia, ligados à vida de comunidades rurais e urbanas, do distrito, nos anos 30 e 40 do séc. XX-, foi o ponto de partida para o estudo, a investigação a recolha e a apresentação, sob a forma de textos e imagens, de sistemas económicos tradicionais, estilos de vida, linguarejares, parlengas, canções, ritos, mitos, folclore e canções. Com base, ainda, nesses registos, a exposição destaca outros aspectos do designado património imaterial. Tal é o caso das recolhas musicais de Armando Leça em finais dos anos trinta, do linguajar de Quadrazais e da canção apresentada pelo seu Rancho Folclórico aquando das Comemorações Centenárias, em 1940 e da acção, ao nível da etnografia, de homens como José Franco, Manuel Boaventura ou Manuel Carlos Martins. A concepção da exposição, o tratamento museográfico dado aos objectos materiais, ás fotografias, aos textos temáticos, ás músicas e sonorizações foram concebidos como um instrumento de interpretação permitindo ao visitante a evocação do imaterial e, em suma, a recriação de cenários para um património que se retém, em nossas memórias criando-nos um sentimento de pertença.
Fonte: http://www.cm-seia.pt/

3/03 – Sexta Feira
Cine-Teatro Jardim, às 22:00
“Seia Jazz & Blues/2006”
Concerto de B Flat Blues Band

4/03 – Sábado
Cine-Teatro Jardim, às 22:00
“Seia Jazz & Blues/2006”
Concerto de Naco Goni & Stevie Zee

Viseu
3/03 – Sexta Feira
Teatro Viriato, às 21:30
(em cena até dia 4 de Março - Sábado)
“A cabra ou quem é Sylvia”


Aguiar da Beira
28/02 – Terça Feira

Biblioteca Municipal de Aguiar da Beira
“Homenagem a Henri Cartier Bresson” – Exposição de Fotografia
(último dia)

Exposição de Gérard Castello Lopes

Oliveira de Frades
28/02 – Terça Feira
Museu Municipal de Oliveira de Frades
"Antre Tejo e Odiana - Cap. III"

Exposição de fotografias a preto e branco que consiste na recriação da viagem de Leite de Vasconcelos pelo Alto Alentejo, no período de 1915-1916.


Vila Nova de Paiva
27/02 – Segunda Feira
Auditório Carlos Paredes
“Terras do Alto Paiva” – Exposição de Fotografia
(último dia)

Fotografias de António Homem Cardoso (monumentos neolíticos, arquitectura popular, paisagem natural e rural).


Figueira da Foz
5/03 – Domingo
Centro de Artes e Espectáculos
“Danças de Kandy”

Numa organização da Fundação Oriente, este espectáculo é uma excelente oportunidade para conhecermos uma das mais emblemáticas tradições artísticas da Ásia do Sul, quando se assinalam os 500 anos da chegada dos portugueses ao Sri Lanka.
As Danças de Kandy remontam ao século XVI, florescendo até ao século XIX sob os auspícios dos reis de Kandy. Actualmente elevadas ao estatuto de forma artística nacional, estas danças caracterizam-se pelos seus movimentos enérgicos acompanhados por um elaborado sistema rítmico marcado ao som de tambores e címbalos, e pela beleza das vestes e ornamentos dos bailarinos que nos transportam para o fascinante universo das tradições ancestrais e religiosas cingalesas.
Peter Surasena é um dos mais conceituados artistas do Sri Lanka, descendente de uma família de bailarinos que actuava na corte dos reis de Kandy, e tem sido galardoado com diversos prémios pela sua arte e mestria.
Fonte: http://www.figueiradigital.com/cae/

Guarda
5/03 – Domingo
Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda
Exposição "Da Escrita à Figura" - Desenhos da Colecção de Serralves
(último dia)

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2006

Fev 19 - Arouca - Caminhada "Viagem à Pré-História"

A empresa Capitão Dureza organiza este domingo, 19 de Fevereiro, uma caminhada em Arouca dedicada à Pré-história.
A caminhada, com cerca de 17 km (circular), tem início e fim no Merujal. O percurso passa por algumas aldeias de montanha, como por exemplo, Albergaria, Merujal, Mizarela de onde se pode ver a Frecha da Mizarela (queda de água com cerca de 100 m de altura) e a Castanheira com as famosas pedras parideiras (fenómeno de granitização único em Portugal e muito raro no mundo) entre outras riquezas de natureza paisagística. Algures no caminho, passaremos nas mamoas de Monte Calvo e na mamoa de Portela da Anta... Um percurso a não perder...
O encontro é às 10 horas junto à Câmara Municipal de Arouca.
Fonte: www.capitaodureza.com

Fev 18 e 19 - Trancoso - III Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira




Nos dias 18 e 19 de Fevereiro, decorrerá a terceira edição do Festival do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira, no Pavilhão Multiusos de Trancoso.
Numa organização de AENEBeira, Cooperativa Bandarra e Raia Histórica - Associação de Desenvolvimento do Nordeste da Beira, com apoio do LEADER+.

Fev 25 e 26 - Proença-a-Velha e Monsanto – Festival do Fumeiro

O Núcleo do Azeite dos Lagares de Proença-a-Velha e o Pólo Museológico de Gastronomia de Monsanto são os responsáveis pela organização do Festival do Fumeiro.
No dia 25, às 17 horas, será inaugurada a exposição “O BI do Porco”, no Pólo Museológico de Gastronomia em Monsanto.
No dia 26, realizar-se-á às 09:30 a inauguração do Festival do Fuemiro a decorrer no Núcleo do Azeite dos Lagares de Proença-a-Velha.
Às 12:30, abrem as tasquinhas com gastronomia do fumeiro.
A tarde cultural arranca às 15 horas, com a actuação de grupos da região.
O Chouriço de Santo António será leiloado às 16:30 e, por fim, às 18 horas, dá-se a actuação do grupo de música popular “Sons do Campo”.
Durante o Festival do Fumeiro, estarão à venda produtos de fumeiro, biológicos e silvestres, artesanato e pintura.
Para mais informações: http://www.cm-idanhanova.pt/

Fam Trip Operadores Turísticos de Lisboa











Numa iniciativa conjunta da Solmelia Portugal e do Meliá Palácio da Lousã, realizar-se-á no próximo fim de semana uma visita de operadores turísticos de Lisboa que em bom número (cerca de 20) acederam ao convite para conhecer a Serra da Lousã e as potencialidades da Região Centro.
O completo programa começará com um jantar de boas vindas no Restaurante “ A Viscondessa” estando reservado para o dia seguinte um passeio pedestre na Serra da Lousã com a colaboração da empresa de animação Trans Serrano e um jantar regional no restaurante “ O Burgo”. Antes do jantar haverá uma apresentação dos encantos da Região Centro e no final, aqueles que ainda tiverem fôlego poderão desfrutar de uma bebida na discoteca “ A Padaria”.
Para esta iniciativa contámos com a preciosa colaboração de: Câmara Municipal da Lousã, Região de Turismo do Centro, Trans Serrano, Restaurante O Burgo e a Discoteca A Padaria.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2006

Fev 18 - Coimbra - Quinta das Lágrimas

O Hotel Quinta das Lágrimas e a Galeria Mário Sequeira organizam uma exposição que reúne um conjunto importante de obras de arte contemporânea, da autoria de alguns dos mais significativos artistas portugueses e estrangeiros - Alexandra Ranner; Ana Cristina Leite; Angel Bullock; Helena Almeida; Isabel Muñoz; Jean Baptiste Huynh; João Penalva; Joana Vasconcelos; José Maria Sicilia; Julian Opie; Luis Coquenão; Miguel Palma; Monserrat Soto; Natacha Marques; Pedro Cabrita Reis; Richard Long; Ruben Ramos Balsa; Ruth Gómez; Suzy Gómez.
As obras seleccionadas utilizam suportes como a pintura, escultura, fotografia e vídeo, e serão apresentadas em diferentes espaços do Hotel Quinta das Lágrimas.
A exposição decorrerá de 18 a 26 de Fevereiro de 2006.

Mais informações aqui

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2006

Fev 16 - Aveiro - Hotel Moliceiro

O Hotel Moliceiro dedica ao Amor a Tertúlia deste mês "O Amor nas diferentes gerações" é o tema abraçado pelos nossos Ilustres Convidados que irão com certeza nos deliciar com temas plenos de sentimentos e emoções. Uma Noite reservada a surpresas que de forma inesperada visitarão o Bar do Hotel, onde a Paixão se exprimirá ao som de Piano, envolvendo todo o ambiente.
Esta Terlúlia tem o apoio das Caves O Solar de S. Domingos.

Mais informações aqui

Fev 26 - Idanha a Velha - Rota da Egitânea

Idanha-a-Velha é uma terra sem escalas: um pequeno vale na imensa planície do Tejo; outrora Egitania, cidade romana, visigótica e muçulmana, hoje aldeia, freguesia de Idanha, a nova; ruínas que a tornam numa das mais preciosas jóias do romano em Portugal; mais de 2000 anos de história e ainda tanto por se descobrir…
Data - 26 de Fevereiro
Local - Idanha-a-Velha
Ponto de Encontro - 08.30h Parque de C. Orbitur
Data Limite de Inscrição - 20 de Fevereiro
Distância - 17 Km Grau de Dificuldade - Média
Limite de 80 participantes - Junta de Freguesia de Idanha-a-Velha

Mais informações aqui

Fev 24 a 26 - Celorico da Beira - Feira do Queijo 2006

Um dos melhores Queijos de Portugal tem a sua feira entre os dias 24 e 26 de Fevereiro em Celorico da Beira, a Capital do Queijo Serra da Estrela.
É no fim-de-semana antes do Carnaval que se realiza uma das feiras com mais tradições no País. A Feira do Queijo Serra da Estrela em Celorico da Beira apresenta este ano um cartaz que pretende mostrar o que mais caracteriza as tradições de Portugal.
Esta é uma mostra gastronómica de Queijo Serra da Estrela, e de todos
Os produtos a si associados como o pão saloio, a broa de milho, os enchidos e o vinho tinto maduro.
Dia 24 de Fevereiro vai ter a animação musical a cargo do Grupo de Concertinas e Desgarradas de Viana do Castelo.
Dia 25 haverá um painel de provas de Queijo Serra da Estrela DOP.
Dia 26 ainda inserido na Feira do Queijo 2006, vai decorrer o IV Torneio Sacadura Cabral.
A Feira não tem apenas para quem a visita os produtos gastronómicos, há ainda visitas guiadas aos museus e monumentos da região incluindo a típica Aldeia Histórica de Linhares da Beira.

Mais informações aqui

terça-feira, 14 de fevereiro de 2006

Fev 20 a 26 - O Centro da Cultura

Aveiro
23/02 - Quinta Feira

Teatro Aveirense, às 16:00 e às 21:30
Os sonhos de Einstein pelo Teatro da Trindade

É simultaneamente uma peça de teatro e um musical que retrata aos sonhos do jovem Albert Einstein, infeliz no casamento e no emprego, que se deixa inebriar pelo canto encantatório da bela Josette. Ela veio do futuro e somente Einstein detém a chave do enigma do espaço e do tempo.
Imagem retirada do site: www.teatrotrindade.inatel.pt


Teatro Aveirense, às 21:30
Concerto comemorativo do Programa “Cinco minutos de jazz” com Lisbon Swingers

O programa de rádio “Cinco minutos de jazz” teve a sua estreia no dia 21 de Fevereiro de 1966, na Rádio Renascença, pela mão do radialista João Martins. Este programa continua ainda hoje na RDP Antena 1, de segunda a sexta, às 18:50, 22:50 e 01:50. Teve um papel decisivo, ao nível da divulgação do jazz em Portugal.
O concerto ficará a cargo dos Lisbon Swingers, uma big band que interpreta, sobretudo, os grandes clássicos americanos do swing. Na direcção, estará Claus Nymark, um famoso trombonista, maestro e arranjador que lecciona na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal.

24/02 - Sexta Feira
Teatro Aveirense, às 23:30
Dança fora d’horas

O Bar do Teatro irá acolher o encontro entre bailarinos, criadores e profissionais de dança contemporânea e os espectadores.

LIVE – Um espectáculo de improvisação
Amélia Bentes, performer diplomada pelo European Dance Development Center (Holanda), é bailarina da Companhia Clara Andermatt desde 1991.
Martins Claro fará o acompanhamento na guitarra.

Castelo Branco
22/02 - Quarta Feira
Cine-Teatro Avenida
Exposição de Pintura alusiva a Hans Christian Andersen

Cine-Teatro Avenida, às 21:30
“Perdida nos Apalaches” pelo Teatro das Beiras

José Sanchis Sinisterra, um dos mais consagrados dramaturgos espanhóis da actualidade, conta-nos em “ Perdida nos Apalaches”, as aventuras de um Segundo Vice-secretário de um Clube de Divulgação Cultural com pretensões a Presidente, utilizando para tal, todo o tipo de argumentos mesmo que eticamente duvidosos. A acção decorre no palco do Salão de Festas de uma Colectividade numa pequena cidade de província, mas ao mesmo tempo nos Montes Apalaches ou num hotel em Praga... e tudo isto durante a apresentação de uma conferência científica sobre a “relatividade do tempo e espaço”, proferida pela Doutora Dorothy Greñuela vinda expressamente dos Estados Unidos. O público é convidado a observar o desempenho de três personagens perdidos, retratando de forma sarcástica a debilidade dos “sistemas” num mundo em mudança.
Imagem e texto retirados do site: www.teatrodasbeiras.pt

24/04 - Sexta Feira
Instituto Politécnico

Coimbra
22/02 - Quarta Feira

Teatro Académico Gil Vicente, às 22:00
Cine-concerto “Aurora”

Projecção do filme com apresentação da composição sonora original composta por Luís Pedro Madeira (Belle Chase Hotel) e interpretada ao vivo pela orquestra Láudano (Coimbra).Partindo do convite lançado pelo Teatro Viritato e Cine Clube de Viseu, o músico e compositor Luís Pedro Madeira apresenta um trabalho dedicado à obra de Murnau, fruto da sua experiência profissional com alguns dos projectos mais interessantes dos anos 90 em Portugal, como os Belle Chase Hotel, Wray Gunn, ou bandas sonoras para cinema nos Azembla’s Quartet, nos filmes “Respirar debaixo de água” e “Esquece tudo o que te disse”.

23/02 - Quinta Feira
Café Teatro Gil Vicente, às 18:00
“Escrileituras” - Hélia Correia lê Antígona de Sófocles (tradução de Maria Helena da Rocha Pereira

A série escrileituras, que tem lugar no Café-Teatro ao longo de 2006, centra-se na misteriosa mecânica da escrita e da leitura. Um/a escritor/a é convidado/a a ler um texto de outro/a escritor/a. Ler em voz alta e ler em voz baixa.
Como é que o/a leitor/a se enreda na teia dos signos? Como é possível ler de novo determinado texto? Quais os pontos de entrada e de saída? Avesso e alegoria da escrita, a leitura abre-se ao jogo infinito dos significantes.
Fonte (Teatro Académico Gil Vicente): http://dupond.ci.uc.pt/tagv/index.asp


Cabanas de Viriato
22/2 - Quarta Feira
Associação de Carnaval de Cabanas de Viriato
Feira Anual e Carnaval da Criança com grupos de Bombos Zés Pereiras e Ranchos Folclóricos

Covilhã
24/02 - Sexta Feira

Auditório do Teatro das Beiras
“Oeste Solitário” de Martin McDonagh pelo Teatro das Beiras
(em cena até 11.03)

Após a morte do pai, os irmãos Valene e Coleman, disputam o espaço da casa herdada. Os desentendimentos constantes entre eles, obrigam à intervenção do padre Welsh, pároco da pequena vila. A jovem Girleen, com a sua presença, participa involuntariamente na instabilidade emocional e afectiva no quotidiano destes personagens onde germinam valores de irracionalidade e violência duma actualidade perturbadora.
Imagem e texto retirados do site: http://www.teatrodasbeiras.pt/

Teatro-Cine
“Coçar onde é preciso” de José Pedro Gomes

José Pedro Gomes está de regresso aos palcos, com uma peça da sua autoria, que apresenta as várias facetas do "portuga". Sozinho em palco, o actor convida o espectador a reflectir, sempre com muito humor, sobre a velhice, os mirones e outros pequenos - ou grandes - tiques dos portugueses.
Os temas abordados são bem conhecidos do dia-a-dia e são apresentados em forma de perguntas para as quais se tentam encontrar respostas. Será um hábito dizer "bom dia" quando se entra num elevador? E se alguém nos abre a porta, responde-se sempre com um "obrigado"? Quantas malas se levam para as férias? E o sexo? É mesmo importante?
Imagem e texto retirados do site: www.lazer.publico.clix.pt

26/02 - Domingo
Edifício Arte e Cultura
Exposição de Pintura e Poesia de Artur Oliveira e Ricardo Oliveira

Guarda
22/02 - Quarta Feira
Auditório do Paço da Cultura
Projecto “Jovens Criadores” – Performance de Vídeo e Música

24/02 - Sexta Feira
Teatro Municipal da Guarda
“Cabelo branco é saudade” – Fado
(Grande Auditório)

“Por detrás do Fado de sucesso e negócio esconder-se-ão outros? Sendo, como é, uma forma musical estritamente dependente dos intérpretes, quantos deles atravessaram os seus desertos, alimentando o circuito discreto das velhas Casas, só esporadicamente saindo para os Palcos e aí revelando a raridade das suas escolas, algumas já quase impossíveis de identificar?! Aonde foram Camané ou Ricardo Ribeiro (para falar de duas absolutas excepções ao jovem Fado-cançonetismo) buscar as estranhas técnicas que são as suas, e as suas incorruptíveis atitude e diferença? Até há poucos anos, Argentina Santos era uma mestra recôndita no seu restaurante, Celeste Rodrigues vivia na sombra da sua contingência, Alcindo de Carvalho era um segredo muito bem guardado. Agora que o sistema os vai homenageando, é chegada a altura de juntar alguns deles e revelá-los na “madurez insigne do seu conhecimento”. […] Ricardo Pais
Fonte: www.tmg.com.pt

26/02 - Domingo
Galeria do Paço da Cultura
Exposição “Varandas da Cidade da Guarda”
(último dia)

Seia
24/02 - Sexta Feira
Cine-Teatro Jardim, às 22:00
“Seia Jazz & Blues/2006” (até 04.03)

Concerto de Maria João e Mário Laginha
A Câmara Municipal de Seia organiza a segunda edição do Festival “Seia Jazz & Blues/2006” em parceria com escolas, bares, grupos musicais e a Casa Municipal da Cultura. Maria João e Mário Laginha, nomes incontornáveis do panorama jazzístico português, abrem o festival. No dia 25, actuará o sexteto francês de Henri Texier. Seguem-se os portugueses B Flat Blues Band, a 3 de Março e, por último, os espanhóis Naco Goni & Stevie Zee, a 4 de Março.
As escolas do concelho não foram esquecidas no âmbito do festival, pelo que se prevê também a organização de uma oficina subordinada ao tema “O Jazz trocado por miúdos”. Outra iniciativa intitulada “Palavra de Jazz” permitirá o diálogo entre os profissionais do jazz e o público.
José Duarte é o convidado especial do festival.
Decorrerão ainda workshops instrumentais dedicados à guitarra, ao baixo e à bateria, sob a orientação de Steve Zee, Flaco Barral e Chico Cardoso, respectivamente.
Imagem retirada do site: www.opiniao.sapo.pt

25/02 - Sábado
Cine-Teatro Jardim, às 22:00
“Seia Jazz & Blues/2006” (até 04.03)
Concerto de Henri Texier - "Strada" Sextet (França)

Viseu
24/02 - Sexta Feira
Teatro Viriato, às 21:30
“Noite de Reis” pela Companhia Paulo Ribeiro

Confusão, caos, troca de identidade, intriga, amor, luxúria, embriaguês, comportamento desenfreado, artimanha, demência, sedução e lascívia são conjurados por Leonor Keil na sua interpretação a solo que dá vida à galeria dos personagens cómicos de uma noite de reis de Shakespeare.
Fonte: www.lisboacultural.pt

Vila Nova de Paiva
21/02 - Terça Feira
Auditório Carlos Paredes, às 14:30
“Em Portugal vi eu já” de Gil Vicente pelo Teatro das Beiras

“Em Portugal vi eu já…” é o primeiro verso da obra “Triunfo do Inverno”, escrita no ano 1529 por Gil Vicente e por ele mesmo recitada. Tendo este verso como mote, este espectáculo é organizado a partir de excertos do Auto da Festa, Juiz da Beira, Velho da Horta, Barca do Purgatório, Triunfo do Inverno, Floresta de Enganos e Breve Sumário da História de Deus. Um desfile de vinte e cinco personagens “recitando” o imaginário vicentino o seu mundo de criação literária e cénica, entre farsas, moralidades, fantasias alegóricas ou éclogas pastoris. Um universo preenchido por personagens tipo dum “mundo às avessas” arrancados de uma espécie de estado de ordem e harmonia das instituições onde o Homem qual anjo ou diabo é responsável pelo caos instalado.
Fonte: www.teatrodasbeiras.pt

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2006

Fev 13 a 19 - Centro da Cultura

Aveiro
16/02 - Quinta Feira
Parque de Exposições de Aveiro
Anime Weekend Aveiro 2006

Mostra dedicada à cultura japonesa e às suas principais formas de expressão que decorrerá no Parque de Exposições de Aveiro de 16 a 19.02. Da música às artes plásticas, passando pelo karaoke e manga, da cozinha a workshops e ateliers temáticos, esta iniciativa visa abraçar os aspectos mais marcantes da cultura nipónica da actualidade.
O evento conta com o apoio de diversas entidades, inclusive com o apoio institucional da Embaixada do Japão em Portugal.
O mote está lançado: venha descobrir o Japão em Aveiro!
Imagem retirada do site: www.aveiroemfesta.org

17/02 - Sexta Feira
Teatro Aveirense, às 21:30
“Arlequim servidor de dois amos” de Carlos Goldoni

Esta peça de Goldoni, traduzida, adaptada e encenada por Filipe Crawford e levada à cena pela Casa da Comédia, gira em torno de dois apaixonados e de seus amores contrariados. As peripécias, os equívocos e os imbróglios sucedem-se mercê da acção de Arlequim que serve os dois amos.

18/02 - Sábado
Teatro Aveirense, às 21:30
Concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa – Um espectáculo Caixa Geral de Depósitos Augustin Dumay, violino Nuno Inácio, flauta Michael Zilm, maestro Programa Hindemith - Suite de Danças Francesas Berlioz - Reverie et Caprice, op. 8 Fauré - Berceuse op.16 Ravel - Tzigane Debussy - Prélude à l`Après-Midi d`un Faune Boulez - Memoriale para flauta e oito instrumentos Ravel - Ma Mére l`Oye (Suite)
A entrada é gratuita.

19/02 - Domingo
Teatro Aveirense, às 16:00
Ensemble de Clarinetes da Banda da Amizade

O programa musical baseia-se na interpretação de composições brasileiras: “FREVO”.
A entrada é livre.
Coimbra

15/02 - quarta-feira

Teatro Académico Gil Vicente, às 21:30

"Orgia" de Pier Paolo Pasolini
Orgia é a crónica das pobres emoções sadomasoquistas de dois cônjuges pequeno-burgueses no calor de uma desoladora Páscoa, da fuga-suicídio de uma esposa-amante-escrava, da devastação do esposo ao encontrar-se com uma pequena prostitutazinha de passagem, do seu extremo delírio fetichista e transsexual até ao seu suicídio por enforcamento. Fonte (Teatro Académico Gil Vicente): http://dupond.ci.uc.pt/tagv/index.asp

16/02 - quinta-feira

Café Teatro Gil Vicente, às 18:00

Leitura de poesias de Pier Paolo Pasolini pelos Artistas UnidosNas traduções de Maria Jorge Figueiredo e Carlos GarciaPor Sylvie Rocha, Sofia Correia, José Airosa e Pedro Marques

Na altura em que, um pouco por todo o lado, o Teatro da Palavra de Pier Paolo Pasolini volta a ocupar os palcos, é tempo de ver como essa palavra nasceu e viria a informar a sua poesia, a que ele próprio diz não ver razão para apor a palavra fim.

Fonte (Teatro Académico Gil Vicente): http://dupond.ci.uc.pt/tagv/index.asp

18/02 - Sábado

Teatro Académico Gil Vicente, às 22:00

"Teorias do Nilton ao vivo”

Mais de uma hora de espectáculo onde nem o facto de se fazer acompanhar por um baixista ajudou a explicar se as batatas-doces sofrem ou não de diabetes, mas que serviu para Nilton concluir que falar durante tanto tempo faz sede...

Fonte (Teatro Académico Gil Vicente): http://dupond.ci.uc.pt/tagv/index.asp

Cantanhede

18/02 - Sábado

Museu da Pedra de Cantanhede

Exposição de Escultura de Shintaro Nakaoka (até 30.04) Constituindo uma homenagem às “Marias de Portugal”, a exposição integra 11 trabalhos elaborados a partir de blocos de Pedra de Ançã oferecidos ao escultor japonês pela Câmara Municipal. "Torso de Mulher" apresenta duas novidades em relação às anteriores exposições do artista. Dentro da continuidade temática antropomórfica, o seu tema central é o torso feminino elaborado em Pedra de Ançã, suporte muito utilizado nas obras da escultura medieval portuguesa, com incidência no séc. XVI, com os artistas franceses João de Ruão e de Nicolau Chanterenne na chamada Renascença Coimbrã. Segundo o autor, a doçura e macieza desta pedra foi importante no modo de traduzir o seu conceito de beleza feminina: “a interpretação do torso aparece com a intensidade de certas representações pré-históricas como a celebrada Venus de Willendorf. Como nestas, a rotundidade das formas constitui-se como símbolo da fertilidade, um dos mitos mais antigos e primitivos da humanidade”. Fonte: http://www.cm-cantanhede.pt/


Covilhã
15/02/ - Quarta Feira
Biblioteca
Exposição de Fotografia “Olhares”
(até dia 20.02)

Edifício Arte e Cultura
IX Salão de Fotografia do Mar

Guarda
16/02 - Quinta Feira
Teatro Municipal da Guarda, às 22:00
Na Cara – Artes Circenses

Números circenses como pretexto da comunicação total com os espectadores. Incalculável e implacável. Surpreendente, muito físico e carregado de um humor irreverente. Uma hora repleta de acção, de habilidades pouco habituais, de provocações e improvisações constantes com o público. Um alto nível técnico nos elementos circenses, originalidade e uma fortíssima presença caracterizam este espectáculo que, com um toque muito divertido de loucura, ganha uma dinâmica surpreendente.
Fonte: http://www.tmg.com.pt/

17/02 - Sexta Feira
Teatro Municipal da Guarda, às 21:30
(Pequeno Auditório)

“Oeste Solitário” de Martin McDonagh pelo Teatro das Beiras
(em cena a 17.02 e 18.02)
Após a morte do pai, os irmãos Valene e Coleman, disputam o espaço da casa herdada. Os desentendimentos constantes entre eles, obrigam à intervenção do padre Welsh, pároco da pequena vila. A jovem Girleen, com a sua presença, participa involuntariamente na instabilidade emocional e afectiva no quotidiano destes personagens onde germinam valores de irracionalidade e violência duma actualidade perturbadora.
Fonte: www.teatrodasbeiras.pt

Seia
17/02 - Sexta Feira

Espaço Internet

Apresentação do livro “Dicionário dos Nomes das Terras” da autoria de João Fonseca

João Fonseca, que exerce a profissão de jornalista profissional desde os anos 70, é o autor de o livro “Dicionário do Nome das Terras”, obra que, segundo nota do próprio autor, “é uma selecção (discutível, como todas as selecções), uma viagem a Norte e a Sul, de Leste às ilhas, entre o A e o Z, por histórias simples e complexas, por nomes cheios de ciência ou carregados de fantasia, comuns ou raros, identificando grandes cidades ou pequenas aldeias.” O objectivo, segundo João Fonseca, foi reunir todos estes elementos “em nome da origem dos nomes das terras.” A obra reúne mais de mil nomes de localidades portuguesas. João Fonseca trabalha, actualmente, na redacção do jornal “Diário de Notícias” (delegação de Coimbra), tendo uma longa e distinta carreira como jornalista, docente e formador, tendo, inclusive, sido membro da Direcção e dos conselhos Técnico, Deontológico e Geral do Sindicato de Jornalistas. É, também, autor e co-autor de vários trabalhos, o mais recente dos quais, “O Livro das Efemérides”, foi editado pela Notícias, em 2004, e assinado com o pseudónimo, João R. Fontoura.
Fonte: Fonte: www.cm-seia.pt

Tondela
17/02 - Sexta Feira
Bar Novo Ciclo ACERT, às 23:30
Mariana Abrunheiro canta “Marias”

Todas as mulheres são Maria. Se não de nome próprio, de condição sim.Esta é uma síntese (im) possível para o espectáculo ao vivo de Mariana Abrunheiro. Sugestivamente intitulado “Marias”, tem por fio condutor esse nome matricial, presente em todos os títulos de todas as canções. Mais à flor da terra, a ideia (dela) é cantar, reinterpretando, diversas “traduções”, masculinas ou não, desse nome encantatório. A ideia é simples, como simples é tudo o que, por ser verdade, conta (e canta) e importa: enumerar as Marias tradicionais e as originais. Numa palavra devolvida ao singular, universal. Poesia e música operam aqui (assim se deseja) a siamesa forma que do fundo dos tempos as funde sem outra garantia que a de repetir, sem fadiga, a voz inicial e final de uma tal Maria... Como assim? Jobim.
E Vinicius, Chico, Zeca Afonso, José Mário Branco, Sérgio Godinho, Zeca Medeiros, entre outros nomes, surgem aliados num elenco que não poderia dispensar o húmus modelar do fado tradicional português. Por exemplo.
Nostálgica agora, exultante depois, o nome de Maria é o elo fundamental do conceito, que é tributo, que é revisita, que é agora.
Fonte: www.acert.pt

19/02 - Domingo
Galeria Novo Ciclo ACERT
Exposição José Paiva
(último dia)

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2006

O Centro de Portugal

Navegue a bordo de um moliceiro e no final da viagem percorra os fios dos inconfundíveis ovos-moles. A viagem prossegue até Coimbra onde se deixará enlear pelos acordes mágicos do fado dos estudantes. Atravesse as montanhas beirãs e perca-se no granito interminável das ruas da cidade berço de Viriato. Mergulhe na Serra da Estrela e renda-se a uma aventura de saberes e sabores ancestrais. Do alto do Castelo da cidade branca, vislumbre uma região avassaladora que o irá marcar pela sua excelência. O Centro de Portugal. No centro da sua viagem.